Professor: o elo perdido na Internacionalização da Educação Superior
Palavras-chave:
educação superior, internacionalização, Pedagogia universitária, docênciaResumo
Os contextos emergentes convocam as Instituições de Educação Superior a desenvolver políticas e práticas de internacionalização mais democráticas e sustentáveis, pautadas na equidade. O desafio atual dessas instituições consiste em integrar tais dimensões e dilemas na busca pela justiça social, promovendo ambientes educativos capazes de gerar novas perspectivas. Em um cenário em constante transformação surgem novas exigências para a educação superior, que demandam reorganização institucional, reconfiguração de práticas e atuação qualificada dos docentes. Este trabalho analisa o impacto da Internacionalização da Educação Superior na docência universitária em uma universidade federal brasileira, identificando possibilidades e perspectivas para a formação docente nesse contexto. A pesquisa caracteriza-se como estudo de caso de abordagem mista, articulando procedimentos qualitativos e quantitativos. Os dados foram construídos por meio de entrevistas, questionários semiestruturados e análise documental. Para a análise empregaram-se a Análise Textual Discursiva (ATD) nos dados qualitativos e a estatística descritiva e inferencial nos quantitativos, incluindo o teste do qui-quadrado de independência para verificar associações entre variáveis. Os resultados evidenciam que no processo de internacionalização os docentes constituem pilares centrais de uma arquitetura acadêmica que exige articulação entre conhecimento interdisciplinar, epistemologias diversas, saberes e cosmovisões plurais, interculturalidade, políticas linguísticas e perspectivas internacionais e globais.
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