Vulnerabilidade social e a exclusão digital no contexto do ensino remoto em escolas públicas de Ituiutaba/MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n3.2024.50

Palavras-chave:

Ensino remoto, exclusão digital, vulnerabilidade social

Resumo

A pesquisa teve como objetivo refletir sobre o ensino remoto emergencial na conjuntura da crise sanitária decorrente da Covid-19 no que concerne à vulnerabilidade social e à relação com a exclusão digital de alunos/as de três escolas públicas no município de Ituiutaba/MG nos anos de 2020 e 2021. Tal objetivo teve como ponto de partida demonstrar disparidades sociais existentes no Brasil, bem como as relacionadas à questão do acesso aos insumos tecnológicos e à falta de conhecimento sobre o uso pedagógico destes que, por sua vez, leva à invisibilidade de muitos alunos/as que ficam excluído/as das possibilidades de uso das tecnologias. Diante do exposto, o trabalho partiu da seguinte questão norteadora: de que forma o ensino remoto contribuiu para o aumento da exclusão digital de alunos em situação de vulnerabilidade social de escolas públicas no município de Ituiutaba/MG? Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, documental e empírico. Os resultados apontam que a oferta do ensino remoto no município de Ituiutaba agravou o problema de exclusão de alunos em situação de vulnerabilidade visto que grande parte deles não tinha acesso à rede de internet, condições socioeconômicas para acesso às tecnologias digitais e tampouco
conhecimento pedagógico para utilizá-las, o que ampliou as desigualdades educacionais para esse público. 

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Biografia do Autor

Klívia de Cássia Silva Nunes, Universidade Federal Uberlândia

Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2000). Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2018). Professora de graduação da Universidade Federal Uberlândia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo/UFSCar. Membro do Grupo de Pesquisa História da Educação e Marxismo/UFT. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação no Campo. Atua nos seguintes temas: Políticas Públicas para Educação, Teorias Pedagógicas, Práticas Educacionais e Escolas Multisseriadas.

Raquel Aparecida Souza, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2003), mestrado em Educação com pesquisa na linha de políticas e gestão da educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2007) e doutorado em Educação, com pesquisa na linha de politicas e gestão da educação pela Universidade de Brasília (2016). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Uberlândia, campus Pontal, atuando no curso de Pedagogia e Licenciaturas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nas linhas: políticas e gestão da educação; estágio supervisionado, didática, formação de professor, educação superior, EaD, educação e tecnologias.

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Publicado

2024-09-17

Como Citar

NUNES, Klívia de Cássia Silva; SOUZA, Raquel Aparecida.
Vulnerabilidade social e a exclusão digital no contexto do ensino remoto em escolas públicas de Ituiutaba/MG
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–28, 17 Set 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23780. Acesso em: 26 set 2024.

Edição

Seção

Artigos