Repercussões formativas decorrentes do Residência Pedagógica para o desenvolvimento profissional docente em Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n3.2024.45

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, desenvolvimento profissional docente, Educação Física escolar, trabalho pedagógico

Resumo

Trata-se de um estudo cujo objetivo foi verificar implicações formativas do Programa de Residência Pedagógica (PRP) no desenvolvimento profissional de professores(as) de Educação Física em meio ao exercício da docência. A pesquisa, de natureza qualitativa e enfoque narrativo, contou com a participação de seis preceptores(as) atuantes na edição 2022/2024 do Programa. Para reunir os dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas orientadas por um tópico-guia. Em relação ao método, empregou-se a triangulação como perspectiva analítica. Constatou-se que o PRP contribuiu de modo significativo para o desenvolvimento profissional dos(as) docentes entrevistados(as). Superação de fragilidades formativas, desenvolvimento de reflexões epistemológicas e abertura a reelaborações no plano didático-metodológico possibilitaram-lhes (re) pensar a organização do trabalho pedagógico no âmbito da Educação Física escolar. Em outra direção, a finalização do Programa mostrou-se um obstáculo à continuidade das ações desenvolvidas e seus ciclos
temporais. 

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Biografia do Autor

Kleber Tüxen Carneiro, Universidade Federal de Lavras

Graduado em Educação Física e Pedagogia, especialista em Pedagogia do Movimento, com Mestrado e Doutorado em Educação Escolar pela FCLAr-Unesp. No momento desenvolve estágio de Pós-Doutoramento em Educação junto a Faculdade de Educação da Unicamp. Realiza pesquisas com enfoques epistemológicos ao abrigo dos seguintes eixos temáticos: Formação e Desenvolvimento Profissional Docente; Teoria do Jogo, Memória (social) e Constituição da Cultura Lúdica; Infância(s) e Educação Infantil; e Pesquisas Históricas em Educação/Educação Física. Na Universidade Federal de Lavras (UFLA) atua como docente no Departamento de Educação Física e no Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Educação da mesma instituição. Coordena o GEFORDEF - Grupo de Estudo/Pesquisa sobre Formação Docente em Educação Física.

Fábio Pinto Gonçalves dos Reis, Universidade Federal de Lavras

Graduado em Educação Física pela Universidade de Taubaté (1996), Mestrado em Educação pela Universidade São Francisco-USF (2005) e Doutorado pela Universidade de São Paulo-USP (2010). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal de Lavras - UFLA, no Departamento de Educação Física, bem como no Programa de Pós-Graduação Scricto Sensu do Departamento de Educação. Integra o Grupo de Pesquisa " Relações entre filosofia e educação para a sexualidade na contemporaneidade: a problemática da formação docente" e o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação Docente em Educação Física (GEFORDEF), ambos registrados no CNPq. 

Maurício Bronzatto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Salto

Possui graduação em Letras pelas Faculdades Integradas Maria Imaculada (2001), em Pedagogia pela FAC São Roque (2011) e doutorado em Educação Escolar (Linha de pesquisa: Trabalho educativo: Fundamentos Psicológicos e Educação Especial) pela UNESP Araraquara (2010). Ingressou na docência em 2004 como professor de Língua Portuguesa para alunos do Ensino Fundamental da rede pública e, de 2005 a 2011, lecionou a mesma disciplina para alunos do Ensino Médio da rede privada. Professor universitário desde 2011 em instituições privadas com atuação em cursos de Pedagogia, Psicopedagogia, Administração e Direito, atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Salto, onde coordena o curso de Pós-graduação Lato Sensu em Temas Transversais. Principais disciplinas desenvolvidas no ensino superior: Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento, Teorias da Aprendizagem, Teorias Curriculares, Gestão Escolar, Avaliação Educacional, História da Educação, Educação e Políticas Públicas, Didática, Ética, Saberes e Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e Leitura e Produção Textual. Concentra sua produção de estudos, pesquisas e artigos acadêmicos na área da Psicologia Moral.

James Dean Prando Ribeiro, Colégio Salesiano - São Carlos

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Realiza o Mestrado em Educação na mesma instituição, na condição de aluno especial.

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Publicado

2024-09-17

Como Citar

CARNEIRO, Kleber Tüxen; REIS, Fábio Pinto Gonçalves dos; BRONZATTO, Maurício; RIBEIRO, James Dean Prando.
Repercussões formativas decorrentes do Residência Pedagógica para o desenvolvimento profissional docente em Educação Física
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–29, 17 Set 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23542. Acesso em: 26 set 2024.

Edição

Seção

Artigos