Os saberes e a identidade docente no contexto da educação infantil: revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n3.2024.44

Palavras-chave:

identidade docente, educação infantil, saberes da docência

Resumo

Este artigo teve como objetivo inventariar, na literatura, a existência de saberes que podem caracterizar a identidade docente na educação infantil e destacar quais seriam aqueles que podem contribuir para a prática pedagógica nesta etapa da educação básica. A pesquisa, de caráter bibliográfico, teve como objeto de investigação a revisão da produção científica da área da educação e o mapeamento teve como fonte, a base de dados dos Anais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), no recorte temporal de 2011 a 2021, partindo das expressões: Educação infantil; Trabalho docente; Saberes; Fazeres. A análise se deu a partir de leituras, exploração e apreciação de trabalhos neste período, nos quais a construção dos saberes docentes é iniciada durante a formação profissional e são aprimorados ao longo das trajetórias via vivências e experiências pedagógicas. Ainda que o trabalho do professor, de forma isolada, não seja capaz de promover as mudanças desejadas no campo educacional, pois depende de diversos fatores, é durante a sua constituição identitária que os saberes são mobilizados, pressupondo-se a partir destes, a produção de novos saberes, que promovam mudanças no fazer pedagógico. Isso remete a (re)conhecer estes saberes na inventariação da literatura na área, assim como a constituição docente dos professores da educação infantil. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arcelita Koscheck, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Campus Frederico Westphalen. Frederico Westphalen-RS, Brasil.

E-mail: arcelita.ak@gmail.com

Jordana Wruck Timm, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutora em Educação (PUCRS). Realizou estágio pós-doutoral em Educação. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW). E-mail: jordana@uri.edu.br

Referências

ALVES, Cristovam da Silva; DALMAZO, Marli Eliza; ANDRÉ, Afonso de. A constituição da profissionalidade docente: os efeitos do campo de tensão do contexto escolar sobre os professores. In: 36ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as Políticas Educacionais. Trabalho apresentado no GT 08 (Formação de Professores) 2013. Universidade Federal de Goiás (UFG) Campus Samambaia. Anais... Goiânia (GO). Outubro de 2013. [s.p.].

ALVES, Rosiane Brandão Siqueira. O intelectual da/na história da educação infantil. In: 40ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Educação como prática de liberdade: cartas da Amazônia para o mundo! Trabalho apresentado no GT 07 (Educação de Crianças de 0 a 6 anos). 2021. Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Anais...Belém do Pará (PA). Outubro de 2021. [s.p.].

ALVES, Wanderson Ferreira; CUNHA, Daisy Moreira. Da atividade humana entre paideia e politeia: saberes, valores e trabalho docente. In: 34ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Educação e Justiça Social. Trabalho apresentado no GT 08 (Formação de professores) 2011. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Anais... Natal (RN). Outubro de 2011. [s.p.].

ANPED. Estatuto da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd. Porto de Galinhas/PE 2012. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/estatuto_anped_com_registro.pdf. Acesso em: 04 jan. 2022.

ARAÚJO, Sônia Maria da Silva. História de vida de professoras: reflexões contextuais sobre a docência. In: 35ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Educação, Cultura, Pesquisa e Projetos de Desenvolvimento: o Brasil do Século XXI. Trabalho apresentado no GT 08 (Formação de professores) 2012. Coordenação do Fórum de Coordenadores de Programa de Pós-Graduação (Forpred). Anais... Porto de Galinhas (PE). Outubro de 2012. [s.p.].

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 25 jan. 2022.

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 10 ed. São Paulo:

Cortez, 2009.

CORRÊA, Carla Andrea. Educação infantil, arte e formação de professores: escuta e narrativas. In: 38ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência. Trabalho apresentado no GT 07 (Educação de Crianças de 0 a 6 anos). 2017. Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - Campus Dom Delgado. Anais... São Luís (MA). Outubro de 2017. [s.p.].

COSTA, Oliveira Cardoso da; RAMOS, Lilian Maria Paes de Carvalho. Trabalho, lugar e identidade profissional docente: um estudo de caso em austin, baixada fluminense. In: 35ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Educação, Cultura, Pesquisa e Projetos de Desenvolvimento: o Brasil do Século XXI. Trabalho apresentado no GT 08 (Formação de professores) 2012. Coordenação do Fórum de Coordenadores de Programa de Pós-Graduação (Forpred). Anais... Porto de Galinhas (PE). Outubro de 2012. [s.p.].

DAGNONI, Ana Paula Rudolf. Quais as fontes de saberes das professoras de bebês?. In: 35ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Educação, Cultura, Pesquisa e Projetos de Desenvolvimento: o Brasil do Século XXI. Trabalho apresentado no GT 07 (Educação de crianças de 0 a 6 anos) 2012. Coordenação do Fórum de Coordenadores de Programa de Pós-Graduação (Forpred). Anais... Porto de Galinhas (PE). Outubro de 2012. [s.p.].

DUARTE, Stephanie Marina Cardoso Araújo. Tornar-se docente: o início da carreira e o processo de constituição da especificidade da ação docente. In: 37ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira. Trabalho apresentado no GT 08 (Formação de Professores) 2015. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Campus Florianópolis Anais... Florianópolis (SC). Outubro de 2015. [s.p.].

DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

FALCÃO, Giovana Maria Belém. Estar sendo professor: a constituição identitária de uma docente da educação básica. In: 39ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Educação Pública e Pesquisa: Ataques, lutas e resistências. Trabalho apresentado no GT 20 (Psicologia da Educação). 2019. Universidade Federal Fluminense (UFF) – Campus Gragoatá. Anais... Niterói (RJ). Outubro de 2019. [s.p.].

FARINA, Cynthia. As sensibilidades dos saberes. Ou, as condições do sensível na formulação e expressão de nossos saberes. In: 36ª Reunião Nacional da ANPEd: Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as Políticas Educacionais. Trabalho apresentado no GT 24 (Educação e arte) 2013. Universidade Federal de Goiás (UFG) Campus Samambaia. Anais... Goiânia (GO). Outubro de 2013. [s.p.].

FORMOSINHO, Júlia Oliveira. Formação de professores: aprendizagem profissional e ação docente. Coleção Currículo, Políticas e Práticas. Porto/Portugal: Porto Editora, 2009.

GATTI, Bernadete. Os professores e suas identidades: o desvelamento da heterogeneidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 98, p. 85-90, ago. 1996.

GUEDES, Adrianne Ogeda; FERREIRA, Michelle Dantas; LAGE, Lívia Larissa de Lima. Retratos do cotidiano: diálogos entre a formação docente e as práticas na educação infantil. In: 39ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Educação Pública e Pesquisa: Ataques, lutas e resistências. Trabalho apresentado no GT 07 (Educação de Crianças de 0 a 6 anos). 2019. Universidade Federal Fluminense (UFF) – Campus Gragoatá. Anais... Niterói (RJ). Outubro de 2019. [s.p.].

GUEDES, Adrianne Ogêda; NASCIMENTO, Anelise; CARMO, Débora do; ARRUDA, Glacione Ribeiro da Silva; FERREIRA, Michelle Dantas; SALUTTO, Nazareth. Sobre constituir-se docente da educação infantil: potências em experiências de formação. In: 39ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Educação Pública e Pesquisa: Ataques, lutas e resistências. Trabalho apresentado no GT Painel temático. 2019. Universidade Federal Fluminense (UFF) – Campus Gragoatá. Anais... Niterói (RJ). Outubro de 2019. [s.p.].

KUHN, Martin. O professor: identidade e protagonismo - os muitos modos de dizer o ser e o fazer do professor e de se dizer. 2016. 261f. Tese (Doutorado em Educação nas Ciências), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí. 2016.

LANDIM, Jessica Alves; COUTINHO, Marta Callou Barros; SOBRAL, Maria do Socorro Cecílio. Os saberes docentes dos professores da educação infantil: a prática pedagógica entre o educar e o cuidar. Id on Line Rev.Mult. Psic., v. 13, n. 43, p. 128-138, 2019.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002.

LOMBA, Maria Lúcia de Resende, SILVA, Isabel de Oliveira. A história de vida das docentes na educação infantil: experiência social e formação profissional. In: 40ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Educação como prática de liberdade: cartas da Amazônia para o mundo! Trabalho apresentado no GT 07 (Educação de Crianças de 0 a 6 anos). 2021. Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Anais... Belém do Pará (PA). Outubro de 2021. [s.p.].

MACHADO, Laêda Bezerra. Profissão docente: o consenso das representações sociais de professores iniciantes. In: 37ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira. Trabalho apresentado no GT 08 (Formação de Professores) 2015. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Campus Florianópolis Anais... Florianópolis (SC). Outubro de 2015. [s.p.].

MARCELO, Carlos. A identidade docente: constantes e desafios. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 01, p. 109-131, ago./dez. 2009.

MORIN, Edgar. Os sete saberes à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

MOTTA, Flávia Miller Naethe; QUEIROZ, Isabele Lacerda. Do outro que me constitui: o proinfantil e a construção da identidade docente. In: 37ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira. Trabalho apresentado no GT 08 (Formação de Professores) 2015. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Campus Florianópolis. Anais... Florianópolis (SC). Outubro de 2015. [s.p.].

MURY, Rita de Cassia Ximenes. Profissionalização docente: da aderência à vocação. In: 34ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Educação e Justiça Social. Trabalho apresentado no GT 08 (Formação de professores) 2011. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Anais... Natal (RN). Outubro de 2011. [s.p.].

NORONHA, Isabelle de Luna Alencar, QUEIROZ, Zuleide Fernandes de. Detalhes em um caderno escolar: o ser e o fazer docente. In: 40ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Educação como prática de liberdade: cartas da Amazônia para o mundo! Trabalho apresentado no GT 02 (História da Educação). 2021. Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Anais... Belém do Pará (PA). Outubro de 2021. [s.p.].

NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Ed. Educa, 2009.

REBOLO, Flavinês; BROSTOLIN, Marta Regina. Os encantamentos da docência na voz de professoras iniciantes na educação infantil. In: 37ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira. Trabalho apresentado no GT 08 (Formação de Professores) 2015. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Campus Florianópolis Anais... Florianópolis (SC). Outubro de 2015. [s.p.].

REIS, Graça Regina Franco Da Silva; CAMPOS, Marina Santos Nunes De. Ser professor: embates da profissão docente. In: 38ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência. Trabalho apresentado no GT 13 (Educação Fundamental) 2017. Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - Campus Dom Delgado. Anais... São Luís (MA). Outubro de 2017. [s.p.].

ROCA, Maria Eugenia Carvalho de la. A formação do professor de educação infantil: interfaces luso-brasileiras. In: 35ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Educação, Cultura, Pesquisa e Projetos de Desenvolvimento: o Brasil do Século XXI. Trabalho apresentado no GT 08 (Formação de professores) 2012. Coordenação do Fórum de Coordenadores de Programa de Pós-Graduação (Forpred). Anais... Porto de Galinhas (PE). Outubro de 2012. [s.p.].

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional revista [online], v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006.

SANTOS, Quérem Dias de Oliveira. A constituição do ser social professor na materialidade do trabalho docente. In: 40ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Educação como prática de liberdade: cartas da Amazônia para o mundo! Trabalho apresentado no GT 08 (Formação de Professores). 2021. Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Anais... Belém do Pará (PA). Outubro de 2021. [s.p.].

SARMENTO, Teresa. Aprender a profissão em diferentes espaços de vida. Rev. educ. PUC-Camp., Campinas, v. 18, n. 3, p. 237-248, set./dez., 2013.

SILVA, Giovana Barbosa da. Formação de professores: a pesquisa acadêmico-científica e sua contribuição com a práxis docente da educação infantil. In: 39ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Educação Pública e Pesquisa: Ataques, lutas e resistências. Trabalho apresentado no GT 08 (Formação de Professores). 2019. Universidade Federal Fluminense (UFF) – Campus Gragoatá. Anais... Niterói (RJ). Outubro de 2019. [s.p.].

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 12 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

2024-09-17

Como Citar

KOSCHECK, Arcelita; TIMM, Jordana Wruck.
Os saberes e a identidade docente no contexto da educação infantil: revisão de literatura
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–28, 17 Set 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23520. Acesso em: 26 set 2024.

Edição

Seção

Artigos