Duas mulheres, dois livros: narrativas femininas acerca da campanha “De Pé no Chão se Aprende a Ler”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.3

Palavras-chave:

mulheres, narrativas femininas, escrita feminina, De Pé no Chão Também se Aprende a Ler

Resumo

A despeito das tentativas de omitir a presença feminina na história, ao ter oportunidades, as mulheres não apenas revelam suas participações, mas também seus pensamentos e percepções. Por isso, neste artigo, pretendemos analisar duas narrativas femininas acerca da campanha de alfabetização “De Pé no Chão Também se Aprende a Ler”, que ocorreu na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, no período de 1961 a 1964. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, com análise de relatórios, jornais e materiais didáticos relacionados à campanha – e com o auxílio da metodologia da história oral – realizamos uma investigação sobre as narrativas da referida campanha de alfabetização, especialmente nas obras 1964: aconteceu em abril e Memórias da Campanha “De Pé no Chão Também se Aprende a Ler”. Para além dos dados da campanha, esses livros revelam aspectos biográficos das narradoras. Tais obras foram produzidas, respectivamente, por Mailde Pinto Galvão (1925 – 2013) e Margarida de Jesus Cortez (1930 –). As discussões teóricas da História Cultural (Chartier, 2002) e da História das Mulheres (Perrot, 2005; 2007) guiaram a compreensão dos dados, os quais indicam que, bem mais que compor o conjunto bibliográfico sobre a educação popular, os livros analisados compreendem a perspectiva feminina. Conclui-se que as obras, enquanto registros históricos, desvelam a intenção das autoras de explicitar seus pontos de vista acerca dos movimentos populares da educação, bem como demonstram suas subjetividades e a presença feminina na produção historiográfica. 

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Biografia do Autor

Raylane Andreza Dias Navarro Barreto, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Centro de Educação da UFPE.  Pós-doutora  em História da Educação pela Universidade de Lisboa. Doutorado em Educação pela UFRN. Mestrado em Educação e graduação em Ciências Sociais, pela Universidade Federal de Sergipe. Coordenadora do Grupo de estudos e pesquisa Interdisciplinar em Formação Humana, Representações e Identidades (GEPIFHRI).  

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Publicado

2024-06-28

Como Citar

SANTOS, Alessandra Maria dos; BARRETO, Raylane Andreza Dias Navarro.
Duas mulheres, dois livros: narrativas femininas acerca da campanha “De Pé no Chão se Aprende a Ler”
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–20, 28 Jun 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23333. Acesso em: 22 dez 2024.

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