ENSINO BASEADO EM SIMULAÇÃO:

UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO ALTERNATIVA PARA AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.48

Palavras-chave:

metodologia alternativa, práticas simuladas, aulas experimentais

Resumo

Na pandemia de COVID-19 as escolas tiveram que ser fechadas, o ensino se tornou remoto e a regra era o isolamento social, enquanto uma vacina era desenvolvida para ser aprovada e distribuída, o que durou todo o ano letivo de 2020 e prejudicou o de 2021. Muitas metodologias foram utilizadas para suprir a deficiência causada pela falta de aulas presenciais, porém nem todos dispunham de Internet ou de computador em casa, piorando ainda mais uma situação que já era ruim. Não se pode deixar de observar que as aulas teóricas são mais fáceis de serem ministradas online do que aulas práticas experimentais, principalmente se tratando de Química. Assim, nossa pesquisa começou com uma leitura das principais dificuldades apontadas pelos pesquisadores em artigos publicados na literatura, e busca de uma estratégia de ensino e uma metodologia que pudesse ser executada fora da escola, sem o professor, partindo de técnicas e procedimentos simples, com materiais caseiros e com um contexto motivacional, ligado a uma profissão. A partir do Ensino Baseado em Simulação, que se utiliza da técnica da simulação, com o uso de simuladores, foram elaboradas aulas experimentais, que demonstraram ser a alternativa ideal. Adaptamos a técnica de análise de toque e utilizamos como simuladores o extrato de repolho roxo e uma solução aquosa de cloreto férrico, junto com materiais caseiros, para simular resultados reais em práticas químicas. Os resultados foram aulas contextualizadas por profissões e seus respectivos ofícios, que podem ser realizadas em qualquer situação, de modo remoto, presencial ou híbrido.

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Publicado

2023-09-30

Como Citar

ALBANO, Wladimyr Mattos; DELOU, Cristina Maria Carvalho.
ENSINO BASEADO EM SIMULAÇÃO: : UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO ALTERNATIVA PARA AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 3, p. 229–250, 30 Set 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/22036. Acesso em: 11 mai 2024.

Edição

Seção

Artigos