O PROFESSOR ENQUANTO TRABALHADOR E O PROCESSO DE PROLETARIZAÇÃO:

O CASO DA BOLÍVIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.44

Palavras-chave:

Trabalho docente, Proletarização docente, Proletarização docente na Bolívia

Resumo

O artigo desenvolveu um estudo sobre a atividade docente sob viés da perspectiva Marxista. Isso com análise de categorias como trabalhos produtivo, físico e intelectual, assim como suas relações sociais com o processo de produção com vistas a uma possível definição da natureza do exercício dos professores em uma sociedade capitalista. Foi possível, ainda, traçar um percurso da profissão docente, inicialmente vista como um vocacionado, até a atualidade onde prevalecem ideias de profissionalização e proletarização, as quais foram devidamente caracterizadas. Tomou-se como referência o caso específico do trabalhador docente boliviano, com base em literatura correlata e nos documentos referentes aos estatutos sindicais daquele país. Os resultados apontam para as diferentes influências que atuam sobre esse trabalhador, o que não o impede de participar de movimentos contra-hegemônicos que são igualmente importantes nessa definição. 

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Biografia do Autor

Gabriela Milenka Arraya Villarreal, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Ciencias de la Educación - Universidad Mayor de San Andrés (2007) e mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo (2015). Atualmente é estudante doutorado da Universidade Federal do Pará, professora interina - Universidad Mayor de San Andrés , professora interina - Universidad Mayor de San Andrés , docente de formador de formadores - Universidad Mayor de San Andrés e professora interina - Universidad Mayor de San Andrés . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: sexualidad, adolescencia, género e migración. Estudante de doutorado no programa PPGED da UFPA) (Bolsa de estudos CAPES). Orientanda da Profa. Dra. Arlete Monte de Camargo. Faz parte dos grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas de Política Educacional, Formação e Trabalho Docente (GESTRADO) e PROCAD  Interesse de pesquisa: Trabalho docente, resistências sindicais de professores, educação superior.

Arlete Maria Monte de Camargo, Universidade Federal do Pará

Licenciada em Pedagogia e doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Titular Aposentada da Universidade Federal do Pará, em atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação na condição de professora voluntária, Linha Formação de Professores, Trabalho Docente, Teorias e Práticas Educacionais, com orientações de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Educação, atuando em temas como formação de professores, currículo e trabalho docente; internacionalização, processos de formação e socialização profissional docente, organização institucional e acadêmica da educação superior. Integra como líder o Grupo de Estudo e Pesquisa de Política Educacional, Formação e Trabalho Docente (Gestrado/UFPA), o projeto de pesquisa em Educação na Amazônia: história, política, formação de professores e diversidade cultural, onde exerce a coordenação do eixo Formação de Professores. Associada à Anped e Anpae.

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Publicado

2023-09-30

Como Citar

VILLARREAL, Gabriela Milenka Arraya; CAMARGO, Arlete Maria Monte de.
O PROFESSOR ENQUANTO TRABALHADOR E O PROCESSO DE PROLETARIZAÇÃO: : O CASO DA BOLÍVIA
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 3, p. 147–170, 30 Set 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/20879. Acesso em: 23 dez 2024.

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Artigos