EXPERIÊNCIAS DE VIDA E INSUCESSOS ESCOLARES:

NARRATIVAS DO JOVEM UKEME

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.39

Palavras-chave:

Juventudes, Escolarização, Narrativas

Resumo

O presente artigo apresenta alguns dos resultados de uma pesquisa de mestrado que analisou trajetórias escolares de jovens entre 15 e 17 anos com histórico de insucesso escolar, matriculados no 9º ano em uma escola pública estadual na cidade de Ribeirão das Neves em Minas Gerais. O universo da pesquisa correspondeu a 15 (quinze) jovens que responderam a um questionário socioeconômico, cultural e escolar e 3 (três) destes nos ofereceram suas narrativas por meio do instrumento metodológico que denominamos de entrevista narrativa-dialógica. Os relatos obtidos em todo o estudo foram analisados e nos sugeriram certa incongruência entre as potencialidades desses jovens e seus insucessos escolares. Mostraram ainda um perfil de classe social e raça, no qual as condições de vida, de moradia e de acesso a vários serviços básicos de saúde e alimentação estão comprometidos, assim como o seu direito à educação, entendido como muito além do acesso à escola. As narrativas juvenis mostraram também a necessidade de a escola se abrir ao diálogo com esses estudantes, com vistas a adequar-se às suas demandas e potenciais. Neste artigo, enfocamos os caminhos metodológicos que nos levaram à rica narrativa do jovem Ukeme Taiyo, com suas experiências e aprendizagens sobre si mesmo, amigos e familiares, o que contrasta com as suas inquietações e percepções sobre a escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Cunha Pádua , Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), mestrado (1989) e doutorado (2009) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Fez doutorado sanduíche (2007) e Pós-Doutorado (2013) na área de Antropologia, no Instituto de Ciências Sociais (ICS), da Universidade de Lisboa. Pós-Doutorado em Educação, realizado junto Programa de Pós-Graduaçao em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em Mariana-MG (2016/2017). É professora de Sociologia: Sociedade e Educação na Faculdade de Educação (FaE-CBH) e membro do quadro permanente de professores do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE), da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). É sócia da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), na categoria colaboradora. Tem como interesses de pesquisa os estudos sobre identidades étnico-culturais, educação indígena, interculturalidade, narrativas docentes, formação de professores para a diversidade cultural, cultura e memória, ambiente e cultura, em uma perspectiva socioantropológica.

Downloads

Publicado

2023-09-30

Como Citar

DINIZ, Daniela da Cruz Miranda; PÁDUA , Karla Cunha.
EXPERIÊNCIAS DE VIDA E INSUCESSOS ESCOLARES: : NARRATIVAS DO JOVEM UKEME
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 3, p. 29–53, 30 Set 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/20817. Acesso em: 11 mai 2024.

Edição

Seção

Artigos