Sequências de ensino investigativo: a presença textual a partir das dissertações dos mestrados profissionais de ensino de ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.19

Palavras-chave:

ensino por investigação, sequência de ensino investigativo, leitura, anos iniciais

Resumo

Este estudo partiu do interesse em mapear como vêm sendo utilizados os textos na construção de Sequências de Ensino Investigativo (SEIs), da área de Ciências da Natureza, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, buscamos responder, ao longo da pesquisa, as seguintes questões problemas: Como vêm sendo utilizados os textos na construção de SEI da área de Ciências da Natureza nos anos iniciais? Quais são suas funções, gêneros textuais e lugares que estes textos ocupam nestas sequências didáticas? Para respondermos as problemáticas propostas, foi realizado um levantamento de dissertações produzidas em mestrados profissionais, publicadas no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, no período dos anos de 2012 a 2021. Para compor os dados, investigamos os trabalhos que apresentavam, no corpo do texto, o planejamento de SEI, direcionada a trabalhar os conteúdos de Ciências da Natureza com estudantes dos
anos iniciais. Os dados revelaram uma preocupação, por parte dos professores/pesquisadores, em inserir, nas aulas de Ciências, momentos de leitura de textos com as crianças; bem como, destacamos, como ponto positivo da pesquisa, a diversidade de gêneros textuais presentes nos trabalhos selecionados. 

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Biografia do Autor

Tamiris de Almeida Silva, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, subárea de concentração Pedagogia, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Ensino de Ciências da UFAL. Atualmente, é doutoranda em Educação (PPGE-UFAL) e professora efetiva na Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca/AL, atuando nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Luciana Sedano, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Possui experiência na docência da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Possui experiência também na docência em Educação de Jovens e Adultos e em Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental e Médio. Atua em diferentes projetos de formação de professores. Professora de cursos de especialização em ensino de ciências, educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Membro do Conselho Editorial da Editus - Editora da UESC. Pesquisadora Associada à Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Atualmente é Professora Titular do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/BA), Docente Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação de Professores da Educação Básica (PPGE), onde cumpriu a vice coordenação do Colegiado do Programa; e do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM). Pesquisa principalmente nas seguintes áreas temáticas: didática e práticas de ensino, ensino de Ciências, ensino por investigação e formação de professores.

Elton Casado Fireman, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Física-Bacharelado pela Universidade Federal de Alagoas (1995), mestrado em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal de Alagoas (1997) e doutorado em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas, atuando nos Programas de Pós-Graduação em Educação Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, e Doutorado em Ensino (Rede RENOEN) orientando alunos de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no Ensino de Ciências para os Anos Iniciais, pautados na Alfabetização Científica e no Ensino por Investigação, e na Formação de Professores para o Ensino de Ciências, desenvolve, também, estudos que envolvem a prática do professor e o uso de ferramentas didático-pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática.

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Publicado

2024-08-16

Como Citar

SILVA, Tamiris de Almeida; SEDANO, Luciana; FIREMAN, Elton Casado.
Sequências de ensino investigativo: a presença textual a partir das dissertações dos mestrados profissionais de ensino de ciências
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–27, 16 Ago 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/20055. Acesso em: 20 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos