Neoliberalismo e política de educação superior: uma análise do artigo 170 em Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n3.2024.46

Palavras-chave:

artigo 170, educação superior, neoliberalismo

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a criação da política pública de educação superior instituída pelo artigo 170 da Constituição do Estado de Santa Catarina (1989), sob o aspecto do desenvolvimento da racionalidade neoliberal, por meio dos processos legislativos que lhe deram origem. O estudo relata tais processos, aborda as características e a atuação lógica normativa da racionalidade neoliberal pela perspectiva de Pierre Dardot e Christian Laval (2016) e, por fim, avalia a prática neoliberal nos processos legislativos. Considerando a natureza controversa do campo educacional, se questiona a atuação do Estado na contribuição da mercantilização da educação. O estudo tem abordagem qualitativa e fins descritivos, uma vez que apresenta sistematicamente os processos legislativos da política pública. A razão neoliberal é reconhecida na política do artigo 170 por meio da intervenção do Estado que estimula a competitividade econômica e propicia a mercantilização da educação. 

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Biografia do Autor

Daniela Mader, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Mestra em Desenvolvimento Socioeconômico pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) em membro do Núcleo de Estudos sobre Formação (FORMA).

Rafael Rodrigo Mueller, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e coordenador do Núcleo de Estudos sobre Formação (FORMA).

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Publicado

2024-09-17

Como Citar

MADER, Daniela; MUELLER, Rafael Rodrigo.
Neoliberalismo e política de educação superior: uma análise do artigo 170 em Santa Catarina
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–19, 17 Set 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19682. Acesso em: 26 set 2024.

Edição

Seção

Artigos