EDUCAÇÃO E A PANACEIA DO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE CRISE SANITÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.14

Palavras-chave:

Educação escolar, Ensino Remoto, Direito à Educação, Crise Sanitária, Pandemia

Resumo

Sob a luz do materialismo histórico e dialético, o presente texto, decorrente de pesquisa bibliográfi ca e documental, tem por objetivo discutir a oferta educacional no estado do Paraná no período da crise sanitária decorrente da Pandemia da Covid-19, de modo a elucidar os encaminhamentos capitaneados pelo governo do estado, e colocados em prática em escolas públicas, por meio do ensino remoto. Para tanto, o texto tece considerações a respeito da crise sanitária causada pela Pandemia, a qual encontrou solo fértil na crise econômica vivenciada no país e colocou em xeque as decisões governamentais, desvelando que, nas decisões do governo, a proteção do capital se mostrou mais importante do que a proteção da vida humana; apresenta dados sobre a desigualdade que sustenta a lógica capitalista, e, ainda, expõe os principais encaminhamentos político-educacionais para a manutenção da oferta educacional em escolas públicas paranaenses, por meio de deliberações aprovadas pelo Conselho Estadual de Educação e orientações expedidas pela Secretaria de Educação. A análise assinala que o ensino remoto foi considerado como panaceia ao assegurar a oferta educacional, sem que o direito à educação socialmente referenciada tenha sido efetivamente garantido, visto que, nos encaminhamentos político-educacionais, os problemas e difi culdades vivenciados por alunos e profissionais da educação foram minimizados ou mesmo desconsiderados.

 

 

 

 

 

 

 

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Biografia do Autor

Carina Alves da Silva Darcoleto, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutora em Educação Escolar pelo Programa de Pós-Graduação da UNESP de Araraquara. Professora adjunta do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.

Simone de Fátima Flach, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutora em Educação (2010) pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

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Publicado

2022-03-29

Como Citar

DARCOLETO, Carina Alves da Silva; FLACH, Simone de Fátima.
EDUCAÇÃO E A PANACEIA DO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE CRISE SANITÁRIA
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 1, p. 311–338, 29 Mar 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18983. Acesso em: 22 dez 2024.