O PROCESSO DISCIPLINAR NO MAGISTÉRIO PÚBLICO EM PERNAMBUCO:
o caso do professor Francisco Marques da Trindade em (1889 – 1908)
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n4.2022.72Palavras-chave:
Processo disciplinar, Professor, Instrução PúblicaResumo
Este estudo tem como objetivo analisar um processo disciplinar que foi instaurado contra o Professor Francisco Marques da Trindade, docente da Instrução Pública em Pernambuco, no final do século XIX e início do século XX. Para tanto, fez-se necessário compreender a trajetória desse professor, assim como as suas redes de sociabilidades e a sequência de acontecimentos que se deram a partir da denúncia – feita pelo Capitão Severino de Farias Albuquerque, pai de um dos alunos do professor. A partir de uma perspectiva micro-histórica, com a utilização do método do ‘Paradigma Indiciário’, analisamos os documentos manuscritos encontrados nos códices da Instrução Pública (IP) do Arquivo Público Jordão Emereciano (APEJE), articulando-os com as fontes disponíveis na Hemeroteca Digital do site da Biblioteca Nacional. Podemos compreender, em âmbito geral, como as práticas docentes poderiam ser diversas, e balizadas de acordo com interesses pessoais e/ ou coletivos, assim como as imposições normativas eram estabelecidas para docentes públicos primários em Pernambuco.
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