O PROCESSO DISCIPLINAR NO MAGISTÉRIO PÚBLICO EM PERNAMBUCO:

o caso do professor Francisco Marques da Trindade em (1889 – 1908)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n4.2022.72

Palavras-chave:

Processo disciplinar, Professor, Instrução Pública

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar um processo disciplinar que foi instaurado contra o Professor Francisco Marques da Trindade, docente da Instrução Pública em Pernambuco, no final do século XIX e início do século XX. Para tanto, fez-se necessário compreender a trajetória desse professor, assim como as suas redes de sociabilidades e a sequência de acontecimentos que se deram a partir da denúncia – feita pelo Capitão Severino de Farias Albuquerque, pai de um dos alunos do professor. A partir de uma perspectiva micro-histórica, com a utilização do método do ‘Paradigma Indiciário’, analisamos os documentos manuscritos encontrados nos códices da Instrução Pública (IP) do Arquivo Público Jordão Emereciano (APEJE), articulando-os com as fontes disponíveis na Hemeroteca Digital do site da Biblioteca Nacional. Podemos compreender, em âmbito geral, como as práticas docentes poderiam ser diversas, e balizadas de acordo com interesses pessoais e/ ou coletivos, assim como as imposições normativas eram estabelecidas para docentes públicos primários em Pernambuco.

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Biografia do Autor

Isabela Nathália Nunes Tristão, Universidade Federal da Paraíba.

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2021). Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior pelo Centro Universitário Internacional (2021). Graduanda no curso de Bacharelado em Arquivologia pela Universidade Federal da Paraíba (2019). Graduada no curso de Licenciatura em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2017).

Fabiana Sena Silva, Universidade Federal da Paraíba

Professora Associada no Departamento e Metodologia da Educação da Universidade Federal da Paraíba. Professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Memória, História e Educação (CNPq/UFPB). Pesquisadora da FAPESQ/PB

Referências

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

TRISTÃO, Isabela Nathália Nunes; SILVA, Fabiana Sena.
O PROCESSO DISCIPLINAR NO MAGISTÉRIO PÚBLICO EM PERNAMBUCO: : o caso do professor Francisco Marques da Trindade em (1889 – 1908)
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 4, p. 397–240, 22 Dez 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18899. Acesso em: 22 dez 2024.