IMPRESSÕES DE ESTUDANTES E DOCENTES SOBRE UMA PROPOSTA DE ENSINO PAUTADA NA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP)
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n1.2023.13Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Ensino Aprendizagem, ABPResumo
O presente trabalho teve como propósito investigar as impressões de estudantes e professores acerca do Programa Conectando Saberes, cuja dinâmica se baseia na metodologia “Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)”. Para tanto, buscamos responder a seguinte questão de pesquisa: quais as potencialidades e limites do Programa Conectando Saberes para a formação de estudantes de um curso técnico de Química? A pesquisa é qualitativa e os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas. Participaram do estudo quatro egressos do Curso Técnico em Química do Instituto Federal de Santa Catarina (Campus Jaraguá do Sul) e dois professores da mesma instituição. Como procedimento de análise foi empregada a Análise Textual Discursiva. Os principais resultados apontam para importantes contribuições do Programa para a formação dos egressos, dentre elas: capacidade de trabalho em grupo, habilidades de pesquisa, desenvolvimento da autonomia e influência na escolha pela carreira.
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