DESENVOLVIMENTO DE UMA INTERVENÇÃO ONLINE ANTI-BULLYING COM PROFESSORES NO SUL DO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n4.2022.68

Palavras-chave:

bullying, professores, intervenção

Resumo

No ambiente educacional são frequentes os relatos de alunos que sofrem com a violência causada pelo bullying, que é definido como um tipo de violência intencional e repetitiva sem motivos aparentes e que pode causar sérios danos psicológicos, emocionais e mentais aos envolvidos. Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de intervenção antibullying online, organizada no formato multicomponente, com seis encontros semanais e grupais com uma média de duração de duas horas a partir da metodologia experiencial. As temáticas trabalhadas são: concepções de bullying, gerenciamento de conflitos, empatia, comunicação assertiva, autocontrole emocional e autocuidado. Tendo em vista que são escassas as formações para professores no Brasil sobre o tema bullying escolar, esta intervenção foi desenvolvida e aplicada a professores de escolas públicas da região metropolitana de Porto Alegre. Os participantes demonstraram, durante os encontros, interesse pelos temas trabalhados, participaram dos debates e compartilharam suas experiências. Pode-se concluir que a intervenção pode ser replicada e tem potencial para contribuir na conscientização dos professores sobre a importância de estabelecer um clima harmonioso em sala de aula, reforçando as relações positivas para a prevenção do bullying escolar.

 

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Biografia do Autor

Cláudia Santos da Rocha, Universidade La Salle

Professora Rede Municipal de Porto Alegre

Mestra em Educação - UNILASALLE

Membro do grupo de pesquisa Sistema de proteção a crianças e adolescentes: Pesquisas e aplicações da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Psicopedagoga Clínica e Institucional- UNIASSELVI

Pedagoga -  FAPA

 

 

Débora Dalbosco Dell'Aglio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS), Brasil, professora pesquisadora A1 PPG em Educação UniLasalle/Canoas e professora colaboradora PPG Psicologia UFRGS

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Publicado

2022-12-21

Como Citar

ROCHA, Cláudia Santos da; DELL’AGLIO, Débora Dalbosco.
DESENVOLVIMENTO DE UMA INTERVENÇÃO ONLINE ANTI-BULLYING COM PROFESSORES NO SUL DO BRASIL
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 4, p. 287–304, 21 Dez 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17535. Acesso em: 22 dez 2024.