ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO PROUNI:

cursos acessador por sexo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n1.2023.10

Resumo

O Programa Universidade para Todos concede bolsas de estudos, em instituições de educação superior privadas, a estudantes egressos de escolas públicas, com reserva de vagas para pessoas com deficiência e outros grupos (BRASIL, 2005). Efeitos do Programa é o tema deste artigo, cujos objetivos são: identificar os cursos acessados por estudantes bolsistas com deficiência e analisar a distribuição por curso e sexo, a partir dos dados extraídos do Censo da Educação Superior, de 2011 a 2016, com o uso do software SPSS. Sobre as bolsas por curso e sexo, verificou-se a permanência da divisão sexual do trabalho, particularmente, em Engenharia maioria homens e em Pedagogia, mulheres, repetindo o padrão identificado para o Brasil (BARRETO, 2014; ARTES; RICOLDI, 2016; RICOLDI; ARTES, 2016).

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Biografia do Autor

Taís Buch Pastoriza, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, na linha de pesquisa da Educação Especial, Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos e Graduada em Geografia, pela mesma Universidade. Atua como Coordenadora Pedagógica na rede municipal de ensino de São Paulo.

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Publicado

2023-11-15

Como Citar

PASTORIZA, Taís Buch; PRIETO, Rosângela Gavioli.
ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO PROUNI: : cursos acessador por sexo
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 1, p. 225–243, 15 Nov 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17021. Acesso em: 22 dez 2024.

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Artigos