AS VOLTAS QUE O MUNDO DÁ: Brasil, Estados Unidos, Turquia, França, Alemanha... nas primeiras décadas do século XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n3p336-362

Palavras-chave:

Anísio Teixeira, Gustave Le Bon, Omer Buyse, John Dewey, Jovens turcos

Resumo

Este artigo aborda redes intelectuais e políticas de relações efetivas e simbólicas que cruzaram em muitas direções e diferentes espaços e tempos. O alvo principal é a crítica a conceitos tais como o de “influência” que remetem a categorias tais como “modelo e cópias” e as relações “do centro com as periferias”. Países são visitados – Brasil, Estados Unidos, França, Alemanha e Turquia – em busca de nexos e entrecruzamentos de pessoas, obras e projetos educacionais. Nesse trajeto, emergem nomes como os de Anísio Teixeira, John Dewey, Omer Buyse, Gustave Le Bon, só para citar alguns que ganham certa proeminência, na narrativa, como se fossem os entroncamentos das redes aqui focalizadas.

Palavras-chave: Anísio Teixeira. Gustave Le Bon. Omer Buyse; John Dewey; Jovens turcos.

 

THE LAPS THE WORLD TAKES: Brazil, United States, Turkey, France, Germany ... in the first decades of the 20th century

Abstract

This article addresses intellectual and political networks of effective and symbolic relationships that have crossed different spaces and times in various directions. The main target is criticism of concepts such as "influence" that refer to categories such as "model and copies" and "relations between the center and the peripheries". Countries are visited - Brazil, United States, France, Germany and Turkey - in search of connections and intersections of people, works and educational projects. Along this path, names such as Anísio Teixeira, John Dewey, Omer Buyse, Gustave Le Bon emerge, just to name a few who gain a certain prominence in the narrative, as if they were the junctions of the networks focused on here.

Key words: Anísio Teixeira. Gustave Le Bon. Omer Buyse; John Dewey; Young Turks.

 

LAS VUELTAS QUE EL MUNDO DÁ: Brasil, Estados Unidos, Turquía, Francia, Alemania... en las primeras décadas del siglo XX

Resumen

Este artículo aborda redes intelectuales y políticas de relaciones efectivas y simbólicas que cruzaron en muchas direcciones y diferentes espacios y tiempos. El alvo principal es la crítica a conceptos tales como el de “influencia” que remiten a categorias tales como “modelo y cópias” y las relaciones “del centro con las periferías”. Países son visitados – Brasil, Estados Unidos, Francia, Alemania y Turquía – en busca de nexos y entrecruzamientos de personas, obras y proyectos educacionales. En ese trayecto, emerjen nombres como los de Anísio Teixeira, John Dewey, Omer Buyse, Gustave Le Bon, solo para citar algunos que ganan cierta proeminencia, en la narrativa, como se fuesen los entroncamientos de las redes aqui focalizadas.

Palabras-clave: Anísio Teixeira. Gustave Le Bon. Omer Buyse; John Dewey; Jovens turcos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirian Jorge Warde, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1972), mestrado em Educação: Filosofia da Educação pela PUC-SP (1976) e doutorado em Educação: Filosofia da Educação pela mesma Instituição (1984). Realizou estágio pós-doutoral na Columbia University (2001-2002). Professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1973-2006). As pesquisas recentes incidem sobre a História da Educação no Brasil e nos Estados Unidos; Líder do grupo de pesquisa: História da educação-intelectuais, instituições, impressos. Vice-líder do grupo de estudos e pesquisa; Infância, Cultura e História (GEPICH). Membro da Associação Nacional de História (ANPUH), da Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas (ANPHLAC), da History of Education Society (HES), da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE); pesquisador sênior do CNPq. Professor visitante da UNIFESP-campus de Guarulhos onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa, orientação junto ao Programa de Pós-graduação em Educação e organiza eventos científicos que se destinam à comunidade acadêmica e escolar desde 2013. Na UNIFESP já orientou quatro mestres e orienta atualmente quatro mestrandos e um doutorando.

 

Downloads

Publicado

2020-12-28

Como Citar

WARDE, Mirian Jorge.
AS VOLTAS QUE O MUNDO DÁ: Brasil, Estados Unidos, Turquia, França, Alemanha... nas primeiras décadas do século XX
. Cadernos de Pesquisa, v. 27, n. 3, p. 336–362, 28 Dez 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15989. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos