ENSINAR E APRENDER A CULTURA CORPORAL:
contribuições da escola de Vigotski
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n1.2023.6Palavras-chave:
Cultura Corporal, Educação Física Escolar, Educação Básica, Ensinar e Aprender, Teoria Histórico-Cultural.Resumo
Este artigo analisou a atividade de ensino e o processo de aprendizagem na Teoria Histórico-Cultural na área da Educação Física, a partir dos estudos realizados pelo Grupo de Pesquisa em Educação Física, Arte e Cultura (GEFAC) e pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Política e Prática Pedagógica da Cultura Corporal (GEPPECC). Para tanto, dividiu-se a pesquisa em duas etapas: 1) estudo da concepção de ser social e da educação como pressuposto para o desenvolvimento humano, fundamentado na Teoria Histórico-Cultural de Vigotski e colaboradores; 2) apresentação e análise dos estudos produzidos e socializados na comunidade científica pelos Grupos GEFAC/GEPPECC sobre o ensinar e aprender a cultura corporal na Educação Física na Educação Básica, a partir dos dados de diretórios e plataformas de registros e seus impactos. Procedeu-se à análise histórica e crítica (NETTO, 2011), orientada pelas categorias de análise e estudo: concepção de formação do homem, de educação e de cultura; concepção de ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano; produção científica e experimental e suas repercussões. Considera-se que a Teoria Histórico-Cultural avança na compreensão e proposição do ensino e aprendizagem e constitui-se um importante aporte para o processo pedagógico da Educação Física na Educação Básica. Os Grupos GEFAC/GEPPECC, subsidiando suas pesquisas e intervenções nesta teoria tem confirmado sua importância no processo de aprendizagem e desenvolvimento das funções psicológicas superiores e da apropriação da cultura corporal.
Palavras-chave: Cultura Corporal. Educação Física Escolar. Educação Básica. Ensinar e Aprender. Teoria Histórico-Cultural.
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