AVALIAÇÃO EXTERNA DE LARGA ESCALA EM MANAUS:
de seus sustentáculos aos efeitos sobre as crianças no cotidiano escolar
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n1.2023.14Palavras-chave:
Educação, Sistema Educativo, Avaliação de Larga Escala, Avaliação de Desempenho do Estudante.Resumo
No Brasil, a avaliação educacional externa passou a ser compreendida como um importante instrumento para garantir qualidade ou melhoria do sistema educativo. Nas últimas três décadas acabamos por consolidar um macrossistema de avaliação de larga escala. Este é o cenário de emergência de nosso objeto e deste artigo, o qual busca compreender os sustentáculos históricos, políticos e educacionais da Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE) na cidade de Manaus/AM e seus efeitos sobre as crianças no cotidiano escolar, ao aliar revisão de literatura, análise sócio histórica da ADE e observação participante da realidade escolar. O estudo revelou uma relação íntima entre os movimentos e sistemas avaliativos internacionais, nacionais, estaduais e municipais, bem como uma efetiva incidência da ADE no dia a dia das escolas manauaras, pelo que esta avaliação tem provocado rupturas tanto para as crianças, quanto para os professores e ainda rupturas de ordem curricular, uma vez que o cotidiano das escolas acaba sendo marcado por uma espécie de “treinamento” para as provas da ADE e, dessa forma, acaba por privilegiar determinados componentes curriculares como língua portuguesa e matemática.
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