AS VOZES DAS CRIANÇAS DIANTE DOS DESAFIOS SOCIOAMBIENTAIS NA CIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.8

Palavras-chave:

Infância, Contexto urbano, Desafios socioambientais.

Resumo

Ouvir crianças é uma abertura para expandir o conhecimento sobre a sociedade. As crianças têm sim muito a dizer sobre os espaços em que estão inseridas. Ao ouvir a voz das crianças, quais seriam os desafios por elas vivenciados no cotidiano da cidade? A partir deste questionamento, 77 crianças, entre 7 e 11 anos, alunos de uma escola de artes em Manaus, Amazonas, foram ouvidas numa entrevista semiestruturada e em rodas de conversas. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo. As vozes das crianças foram incluídas num contexto bibliográfico a fim de problematizar a relação da criança com a cidade, destacando a relevância do reconhecimento das crianças como sujeitos. Os resultados evidenciam a necessidade das vozes infantis na compreensão dos processos de percepção sobre a circulação, apropriação e vivências no contexto urbano.

 

 

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Cavalcante Lacerda Junior, Instituto Federal do Amazonas (IFAM)

Doutor em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. Professor de Filosofia.

Maria Inês Gasparetto Higuchi, Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (INPA)

Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental. Pesquisadora.

Evelyn Lauria Noronha, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Escola Normal Superior. Professora de Filosofia.

Downloads

Publicado

2022-03-29

Como Citar

LACERDA JUNIOR, José Cavalcante; HIGUCHI, Maria Inês Gasparetto; NORONHA, Evelyn Lauria.
AS VOZES DAS CRIANÇAS DIANTE DOS DESAFIOS SOCIOAMBIENTAIS NA CIDADE
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 1, p. 177–196, 29 Mar 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15063. Acesso em: 22 dez 2024.