A integração de saberes no currículo da educação do campo: a experiência de uma escola família agrícola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.16

Palavras-chave:

saberes, Educação do Campo, Mediações, Pedagogia da Alternância

Resumo

O presente artigo analisa a experiência de uma Escola do Campo em Pedagogia da Alternância, localizada no norte do estado do Espírito Santo, e possui como objetivo apresentar as possibilidades de integração de saberes a partir do currículo de uma Escola Família Agrícola (EFA). Parte do pressuposto de que o Campo é um espaço rico em diversos conhecimentos, culturas, e que ao longo do tempo foi marginalizado. Utiliza-se de uma pesquisa qualitativa, recorrendo à revisão bibliográfica e documental. Utilizamos as contribuições de Santos (2010) para aprofundar a discussão sobre a importância dos diversos conhecimentos a partir da perspectiva da ecologia de saberes, de Caldart (2012), Arroyo (1999), Zamberlan (1996), Nosella (2012) e Gimonet (1999) para debate e compreensão sobre os conceitos e princípios da Educação do Campo e da Pedagogia da Alternância, e de Jesus (2011) e Gerke (2023) para pesquisar e fundamentar as contribuições das Mediações da Pedagogia da Alternância na/para integração de saberes. A escola pesquisada possui
uma proposta pedagógica que constante e criticamente investiga e compreende a realidade dos/as estudantes, potencializa a participação das famílias e demais sujeitos/as envolvidos/as nos processos de formação da EFA. Verifica-se o potencial que as Mediações da Pedagogia da Alternância possuem para a promoção de uma formação integral, emancipatória, crítica e participativa dos/as estudantes, podendo ser apontada como uma alternativa importante para outras modalidades de educação que ousam realizar a integração de saberes no currículo. 

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Biografia do Autor

Felipe Junior Mauricio Pomuchenq, Escola Família Agrícola de Marilândia; Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo

Mestre em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal do Espírito Santo, Professor do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES) estando na coordenação do Centro de Formação e Reflexão. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas CNPQ/UFES Pedagogia da Alternância e formação docente: Memórias, experiências e narrativas.

Andrea Brandão Locatelli, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora Adjunto do Departamento de Educação e de Ciências Humanas e do Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica da Universidade Federal do Espírito Santo.

Adelar João Pizetta, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é Professor na Universidade Federal do Espírito Santo - UFES/CEUNES, em São Mateus, no Departamento de Educação e Ciências Humanas (DECH) e Colaborador/Educador da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF).

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Publicado

2024-08-16

Como Citar

POMUCHENQ, Felipe Junior Mauricio; LOCATELLI, Andrea Brandão; PIZETTA, Adelar João.
A integração de saberes no currículo da educação do campo: a experiência de uma escola família agrícola
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–28, 16 Ago 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13821. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos