A integração de saberes no currículo da educação do campo: a experiência de uma escola família agrícola
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.16Palavras-chave:
saberes, Educação do Campo, Mediações, Pedagogia da AlternânciaResumo
O presente artigo analisa a experiência de uma Escola do Campo em Pedagogia da Alternância, localizada no norte do estado do Espírito Santo, e possui como objetivo apresentar as possibilidades de integração de saberes a partir do currículo de uma Escola Família Agrícola (EFA). Parte do pressuposto de que o Campo é um espaço rico em diversos conhecimentos, culturas, e que ao longo do tempo foi marginalizado. Utiliza-se de uma pesquisa qualitativa, recorrendo à revisão bibliográfica e documental. Utilizamos as contribuições de Santos (2010) para aprofundar a discussão sobre a importância dos diversos conhecimentos a partir da perspectiva da ecologia de saberes, de Caldart (2012), Arroyo (1999), Zamberlan (1996), Nosella (2012) e Gimonet (1999) para debate e compreensão sobre os conceitos e princípios da Educação do Campo e da Pedagogia da Alternância, e de Jesus (2011) e Gerke (2023) para pesquisar e fundamentar as contribuições das Mediações da Pedagogia da Alternância na/para integração de saberes. A escola pesquisada possui
uma proposta pedagógica que constante e criticamente investiga e compreende a realidade dos/as estudantes, potencializa a participação das famílias e demais sujeitos/as envolvidos/as nos processos de formação da EFA. Verifica-se o potencial que as Mediações da Pedagogia da Alternância possuem para a promoção de uma formação integral, emancipatória, crítica e participativa dos/as estudantes, podendo ser apontada como uma alternativa importante para outras modalidades de educação que ousam realizar a integração de saberes no currículo.
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