À MESA COM GAUTHIER E TARDIF
conselhos aos professores principiantes
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n3.2022.54Palavras-chave:
Educação básica, Ensino, Formação docente, Reflexões, Saberes docentes.Resumo
Este estudo é o resultado de uma pesquisa bibliográfica comparativa realizada com dois pesquisadores da formação docente: Clermont Gauthier e Maurice Tardif. Com a intenção de olhar os professores principiantes que ocorre no âmbito escolar. O objetivo é construir um diálogo entre os dois teóricos a fim de alinhar-se aos anseios dos professores iniciantes com o propósito de ajuda-los. Como resultado tem-se uma proposição onde são listados conselhos que podem amparar estes professores em seus primeiros anos no magistério. O estudo não se interpreta fechado e nem terminado, mas sim como um preâmbulo ao lembrar que os professores principiantes se mostram ansiosos, conflituosos e inseguros diante de salas de aulas reais onde eles são os responsáveis por organizar o ensino.
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