TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: um estudo de caso com futuros professores de línguas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n3p249-278

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino de língua inglesa como língua estrangeira, Tecnologias de informação e comunicação (TIC), Análise textual discursiva (ATD)

Resumo

O objetivo do presente trabalho é investigar e analisar os discursos estabelecidos de futuros professores de um curso de licenciatura em Letras - Português e Inglês, de uma universidade comunitária, componente do COMUNG-RS, localizada no Rio Grande do Sul, buscando entender como ocorre a formação dos futuros docentes em língua inglesa e os processos de ensino-aprendizagem que a envolvem, com ênfase para a articulação pedagógica com as tecnologias de informação e comunicação (TIC) de modo integrado. É um estudo de caso, enquanto método de cunho qualitativo, empregando a análise textual discursiva como método de análise de dados. Dessa forma, como resultado, os discursos revelam que a formação dos futuros professores envolvidos engloba a discussão acerca das TIC, mas não de forma satisfatória, revelando em suas práticas, que os futuros profissionais tendem a uma perspectiva técnica de ensino sobre as TIC. O meio pelo qual tal viés possa ser abandonado, é que a formação de professores considere um ensino transversal a partir das TIC, não apenas em disciplinas isoladas e ainda que seja realizado por meio de todos os profissionais envolvidos.

Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de língua inglesa como língua estrangeira. Tecnologias de informação e comunicação (TIC). Análise textual discursiva (ATD).

INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES: case study with future language teachers

Abstract

The aim of this paper is to investigate and analyze the established discourses of future teachers of a degree course in Letters - Portuguese and English, from a community university, component of COMUNG-RS, located in Rio Grande do Sul, seeking to understand how occours the formation of future teachers in English language and the teaching-learning processes that involve it, with emphasis on the pedagogical articulation with information and communication technologies (ICT) in an integrated way. It is a case study, as a qualitative method, using discursive textual analysis as a data analysis method. Thus, as a result, the speeches reveal that the formation of the future teachers involved encompasses the discussion about ICT, but not satisfactorily, revealing in their practices that future professionals tend to a technical perspective of teaching about ICT. The means by which such bias can be abandoned is for teacher education to consider cross-sectional education based on ICT, not only in isolated subjects and even though it is carried out by all the professionals involved.

Keywords: Teacher training. Teaching English as a foreign language. Information and communication technologies (ICT). Discursive textual analysis (DTA).

TECNOLOGÍAS DE LA INFORMACIÓN Y LA COMUNICACIÓN: un estudio de caso con futuros profesores de idiomas

Resumen

El objetivo de este trabajo es investigar y analizar los discursos de futuros profesores de un curso de grado en Letras - Portugués e Inglés, de una universidad comunitaria, componente de COMUNG-RS, ubicado en Rio Grande do Sul, buscando entender cómo formación de futuros docentes en lengua inglesa y los procesos de enseñanza-aprendizaje que lo involucran, con énfasis en la articulación pedagógica con las tecnologías de la información y la comunicación (TIC) de manera integrada. Es un estudio de caso, como método cualitativo, que utiliza el análisis textual discursivo como método de análisis de datos. Por lo tanto, como resultado, los discursos revelan que la formación de los futuros maestros involucrados abarca la discusión sobre las TIC, pero no de manera satisfactoria, revelando en sus prácticas que los futuros profesionales tienden a una perspectiva técnica de la enseñanza sobre las TIC. El medio por el cual se puede abandonar este sesgo es que la formación del profesorado considere la educación transversal basada en las TIC, no solo en asignaturas aisladas y aunque sea realizada por todos los profesionales involucrados.

Palabras clave: Formación de profesores. Enseñanza de inglés como lengua extranjera. Tecnologías de la información y la comunicación (TIC). Análisis textual discursivo (ATD).

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Souza de Vargas, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Professora de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas. Mestranda do Programa de Educação nas Ciências, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - PPGEC /UNIJUÍ. Bolsista PROSUC / CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa Mongaba - Educação, Linguagens e Tecnologias.

Fabiana Diniz Kurtz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Mestre em Letras pela UFSM e Doutora em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ. Professora do Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUÍ. Líder do GrPesq: Mongaba: Educação, linguagens e tecnologia. 

Downloads

Publicado

2020-12-28

Como Citar

VARGAS, Rosana Souza de; KURTZ, Fabiana Diniz.
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: um estudo de caso com futuros professores de línguas
. Cadernos de Pesquisa, v. 27, n. 3, p. 249–278, 28 Dez 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12299. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos