MEMÓRIAS DOCENTES: narrativas sobre o fracasso escolar
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n1p69-88Palavras-chave:
Memória docente, Narrativas, Experiências, Fracasso escolar,Resumo
A pesquisa é produto de uma investigação bibliográfica e empírica cujo foco foi analisar as narrativas docentes sobre o fracasso escolar, tendo em vista abordar o problema de pesquisa: que relação pode ser estabelecida entre as memórias docentes sobre o fracasso escolar e os efeitos no ethos educacional do professor? O estudo teve como objetivos: a) analisar a memória docente acerca de alunos que fracassam na escola; b) fazer um levantamento das narrativas de docentes sobre suas experiências com discentes que fracassam na escola; c) identificar os principais efeitos do fracasso escolar na práxis educacional dos professores e d) investigar as repercussões do fracasso escolar na vida profissional dos docentes. A pesquisa realizou-se primeiramente por meio de estudo bibliográfico sobre o tema, complementado com uma pesquisa empírica concretizada por meio de entrevistas semiestruturadas junto a docentes do ensino fundamental (séries iniciais) de duas escolas da rede pública de Belém, sendo uma estadual e outra municipal. O campo amostral foi composto por 8 (oito) docentes, sendo quatro de cada escola selecionada. Esse estudo permitiu verificar que as experiências acumuladas pelos docentes, em especial aquelas em decorrência das vivências de situações de fracasso escolar, ensejam a reconstrução de seus saberes e também repercutem em suas práticas educativas.
TEACHING MEMORIES: narrative on school failure
Abstract: The research is the product of a bibliographical and empirical research whose focus was to analyze the teaching narratives about school failure, with a view to addressing the research problem: what relationship can be established between the teaching memories about school failure and the effects on the educational ethos of the teacher? The study had as objectives: a) to analyze the teaching memory about students who fail in school; b) raise teachers' narratives about their experiences with students who fail at school; c) identify the main effects of school failure in the educational practice of teachers and d) investigate the repercussions of school failure in the professional life of teachers. The research was first carried out through a bibliographic study on the subject, complemented with an empirical research accomplished through semi-structured interviews with elementary school teachers (initial series) of two public schools in Belém, one state and another municipal. The sample field was composed of 8 (eight) teachers, four of each school selected. In general, it was verified that the experiences accumulated by teachers, especially those due to experiences of school failure, lead to the reconstruction of their knowledge and also have an impact on their educational practices
Key words: Teaching memory. Narratives. Experiences. School failure.
MEMORIAS DOCENTES: narrativas sobre el fracaso escolar
Resumen: La investigación es producto de una investigación bibliográfica y empírica cuyo foco fue analizar las narrativas docentes sobre el fracaso escolar, con miras a abordar el problema de investigación: qué relación puede ser establecida entre las memorias docentes sobre el fracaso escolar y los efectos en el ethos educativo del profesor? El estudio tuvo como objetivos: a) analizar la memoria docente acerca de alumnos que fracasan en la escuela; b) levantar las narrativas de docentes sobre sus experiencias con los discentes que fracasan en la escuela; c) identificar los principales efectos del fracaso escolar en la praxis educativa de los profesores y d) investigar las repercusiones del fracaso escolar en la vida profesional de los docentes. La investigación se realizó primero por medio de estudio bibliográfico sobre el tema, complementado con una investigación empírica concretizada por medio de entrevistas semiestructuradas junto a docentes de la enseñanza fundamental (series iniciales) de dos escuelas de la red pública de Belém, siendo una estadual y otra municipal. El campo muestral fue compuesto de 8 (ocho) docentes, siendo cuatro de cada escuela seleccionada. En general se verificó que las experiencias acumuladas por los docentes, en especial aquéllas como consecuencia de las vivencias de situaciones de fracaso escolar, dan lugar a la reconstrucción de sus saberes y también repercuten en sus prácticas educativas.
Palabras clave: Memoria docente. Narrativas. Experiencias. Fracasso escolar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.