Sobre a Revista

Publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA

Missão: é uma publicação trimestral do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e tem por objetivo a divulgação de trabalhos científicos originais, inéditos, multi/interdisciplinares, desde que sejam voltados para área de Educação, produzidos/as por pesquisadores desta Universidade e de outras instituições congêneres, nacionais e internacionais, a fim de possibilitar o intercâmbio científico e institucional.

ISSN 2178-2229

Periodicidade: Trimestral 

Qualis/CAPES (2017-2020): A3 

Notícias

Edição Atual

v. 31, n. 3, jul./set. 2024
					Visualizar v. 31, n. 3, jul./set. 2024
Publicado: 2024-09-17

Artigos

  • Contradições entre os objetivos do Fundeb e da austeridade fiscal: o caso de Curitiba-PR (2017-2019)

    Marcus Quintanilha da Silva
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n3.2024.38
  • Neoliberalismo, avaliação externa e a invenção do TDAH: uma análise foucaultiana

    Pablo Severiano Benevides
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n3.2024.39
  • Há inversão de percurso discente da educação básica ao ensino superior no Brasil?

    Kaio Breno Belizario de Oliveira, José Airton de Freitas Pontes Junior, Mark Clark Assen de Carvalho
    1-27
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n3.2024.40
  • História do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, campus Imperatriz

    Brenda Marinho Silva Mendonça, Maria Neyrian de Fátima Fernandes, Marcela de Oliveira Feitosa, Francisca Jacinta Feitoza de Oliveira
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n3.2024.41
  • As produções acerca da dimensão da educação nos processos de socialização e humanização nas prisões a partir do estado da questão

    José Douglas de Abreu Araújo
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n3.2024.42
  • Reforma curricular do ensino médio no Maranhão: uma análise do Documento Curricular do Território Maranhense

    Ana Paula Ribeiro de Sousa, Leonardo José Pinho Coimbra
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n3.2024.43
  • Os saberes e a identidade docente no contexto da educação infantil: revisão de literatura

    Arcelita Koscheck, Jordana Wruck Timm
    1-28
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n3.2024.44
  • Repercussões formativas decorrentes do Residência Pedagógica para o desenvolvimento profissional docente em Educação Física

    Kleber Tüxen Carneiro, Fábio Pinto Gonçalves dos Reis, Maurício Bronzatto, James Dean Prando Ribeiro
    1-29
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n3.2024.45
  • Neoliberalismo e política de educação superior: uma análise do artigo 170 em Santa Catarina

    Daniela Mader, Rafael Rodrigo Mueller
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n3.2024.46
  • As concepções que fundamentam a EJA: consonâncias e dissonâncias no ensino de matemática

    Francisco Pessoa de Paiva Júnior
    1-28
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n3.2024.47
  • Literatura Infantil no Ensino de Matemática: um dispositivo didático para desenvolver competência argumentativa

    Karina Lúcia Pires Cardoso, José Messildo Viana Nunes, Emília Pimenta Oliveira
    1-29
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n3.2024.48
  • Políticas municipais de Educação Especial em debate: o profissional de apoio escolar nos processos inclusivos

    Carolina Mross Sozo, Clarissa Haas
    1-29
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n3.2024.49
  • Vulnerabilidade social e a exclusão digital no contexto do ensino remoto em escolas públicas de Ituiutaba/MG

    Klívia de Cássia Silva Nunes, Raquel Aparecida Souza
    1-28
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n3.2024.50
  • Inclusão de pessoas com deficiência e o uso de Tecnologias Assistivas (TA): percepção de docentes e discentes

    Daiane Sotoriva, Deize Aires Neves, Flávia Verônica Silva Jacques, Alexandre Costa Quintana
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n3.2024.51
  • Aprendizagem experiencial na extensão universitária: impactos na formação em enfermagem e saúde mental

    Girliani Silva de Souza, Marlene Azevedo Magalhães Monteiro, Miriam Maria Gonçalves Chaves, Amanda Márcia dos Santos Reinaldo
    1-27
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n3.2024.52
  • A resposta educacional das redes estaduais à pandemia em 2020 e 2021

    Maria Helena de Aguiar Bravo, Karina Carrasqueira Lopes, Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz, Wagner Silveira Rezende
    1-32
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n3.2024.53
  • A relação pedagógica entre professores-alunos em ambientes educacionais: revisão de literatura

    Cristina Fuentes Mejía, Carlos Alberto Moreno González
    1-27
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n3.2024.54
  • Artefatos de comunicação em rádio escolas: uma análise das permanências e transformações nas tecnologias de (in) formação pedagógica em Bragança, Pará, Brasil (1960-2020)

    Rogerio Andrade Maciel, Marcos Renan Freitas de Oliveira
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n3.2024.55
  • Estratégias para a elaboração de perguntas de pesquisa científica e recuperação de informações no contexto educacional

    Iandra Maria Weirich da Silva Coelho
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n3.2024.56
  • Como a formação matemática nos cursos de Pedagogia no Brasil é discutida nos artigos publicados?

    Évelin Fulginiti de Assis, Beatriz Vargas Dorneles
    1-27
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n3.2024.57
Ver Todas as Edições