DIVERSIDADE SEXUAL NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
Parole chiave:
Educação de Jovens e Adultos, Diversidade Sexual, Produção textualAbstract
Neste artigo apresenta-se o estudo voltado para as práticas de diálogos e produção de textos através da perspectiva dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre a temática Diversidade Sexual, uma vez que esses são alunos oriundos de um contexto social que tem grande parcela de contribuição e dinamismo nessa temática. Desse modo, procura-se a partir do processo metodológico de leitura/diálogo e escrita dinamizar sobre a temática e aprimorar os eixos de conhecimento teórico e empírico desses alunos. Objetiva-se que através da transversalidade em aulas de língua portuguesa, melhore o desempenho dos mesmos e haja uma construção que os estimulem à construção de conhecimentos junto à linguagem desenvolvida. Resultando, assim, em um processo de concepção em que a sociedade faz jus às mudanças significativas. Logo, constatando-se que o processo interdisciplinar além de transmitir conteúdos, dinamiza um contexto democrático de envolvimento no ensino-aprendizagem. Assim, tem-se como aportes teóricos os Parâmetros Curriculares Nacionais e autores que versam sobre a modalidade da EJA foram requisitados para elaboração do presente artigo.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Diversidade Sexual. Produção textual.
Abstract
This article presents the study focused on the practices of dialogues and text production through the perspective of the students of Youth and Adult Education (EJA) on the theme of Sexual Diversity, since these are students coming from a social context that has great part of contribution and dynamism in this theme. In this way, the methodological process of reading / dialogue and writing is invigorated on the theme and improve the axes of theoretical and empirical knowledge of these students. It is intended that through transversality in Portuguese language classes, improve their performance and there is a construction that stimulate them to build knowledge alongside the developed language. This results in a process of conception in which society lives up to the significant changes. Therefore, it is verified that the interdisciplinary process besides transmitting content, dynamizes a democratic context of involvement in teaching-learning. Thus, we have as theoretical contributions the National Curricular Parameters and authors that deal with the modality of the EJA were required to elaborate this article.
Keywords: Youth and Adult Education. Sexual Diversity. Text production.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.