ESTUDOS BIBLIOMÉTRICOS RELACIONADOS ÀS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA NA WEB OF SCIENCE E SCOPUS (1994-2020) = BIBLIOMETRIC STUDIES RELATED TO THE SCIENTIFIC PRODUCTIONS FROM THE STATE UNIVERSITY OF BAHIA AT WEB OF SCIENCE AND SCOPUS (1994- 2020)
DOI:
https://doi.org/10.18764/2526-6160v20n2.2021.14Parole chiave:
produção científica, ensino Superior, bibliometria = Keywords, scientific production, university education, bibliometricsAbstract
O presente trabalho tem como objetivo aprofundar os estudos concernentes às produções científicas da Universidade do Estado da Bahia entre os anos de 1994 e 2020 nas bases de dados Web of Science e Scopus, tendo como fundamentos uma pesquisa descritiva com abordagens qualitativas e quantitativas. Foram utilizadas técnicas da bibliometria, com métricas de produtividade e de impacto, como o quantitativo de produções por ano de publicação, relações de autoria, redes de cooperação, fontes de publicação, nacionalidades, áreas do conhecimento, citações e palavras-chave, que serviram para análises e diagnósticos que podem ser basilares na construção de planejamentos e tomada de decisão no que diz respeito a gestão dos programas de pós-graduação e estabelecimento de parcerias com outras instituições.
ABSTRACT
The present work aims to deepen the studies concerning the scientific productions of the University of the State of Bahia between 1994 and 2020 in the Web of Science and Scopus databases. It is characterized as a descriptive research with qualitative and quantitative approaches, through bibliometric techniques, with productivity and impact metrics. Variables that resulted in the identification of diagnoses that can be fundamental in the construction of plans and decision-making regarding the management of graduate programs were analyzed. It concludes that the institution's scientific production at the bases has grown and strengthened in the last 4 years, with emphasis on areas such as Agronomy, Biological Sciences and Chemistry, requiring greater attention and investment in partnerships with other institutions, and in areas with potential and growing such as Health Science and Physics.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ANUÁRIO UNEB em dados 2019 – Base 2018. Salvador: EDUNEB, 2019.
BERNAL, John. Desmond. The social function of science. London: George Routledge & Son LTD 68-74 Carter Lane E-C, 1939. 482 p.
BUFREM, L.; PRATES, Y. O saber científico registrado e as práticas de mensuração da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 34, n. 2, p. 9-25, maio/ago. 2005.
CARIBÉ, Rita de Cássia do Vale. Comunicação científica: reflexões sobre o conceito. Inf. & Soc.: Est., João Pessoa, v. 25, n. 3, p. 89-104, set./dez. 2015.
LEITE, F. C. L.; COSTA, S. M. S. Gestão do conhecimento científico: proposta de um modelo conceitual com base em processos de comunicação científica. In: LEITE, F. C. L.; COSTA, S. M. S.; TAVARES, R. B. (org.). Comunicação da informação, gestão da informação e gestão do conhecimento. Brasília: IBICT, 2018.
LIEVROUW, L. A. Communication and the social representation of scientific knowledge. Critical studies in mass communication, Annandale, Va., v. 7, n. 1, p. 1-10, mar. 1990.
MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 1999.
MUELLER, S. P. M. O círculo vicioso que prende os periódicos nacionais. DataGramaZero, v. 0, n. 0, 1999. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/4066. Acesso em: 1 mar. 2021.
PLATAFORMA SUCUPIRA. Cursos avaliados e reconhecidos. 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/quantitativos/quantitativoBuscaAvancada.jsf;jsessionid=+EpnVrE2mI2TeAf3IUvmP2Ry.sucupira-208. Acesso em: 15 fev. 2021.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
SCORPUS. Disponível em: https://www.scopus.com/home.uri?zone=header&origin=. Acesso em: 14 set. 2021.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA. 2017. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2017-2022. Salvador: EDUNEB, 2017.
VARELA, Aida; BARREIRA, Maria Izabel de Jesus Sousa; BARBOSA, Marilene Lobo Abreu. Rumos da comunicação científica diante do acesso aberto à informação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA,
DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 24., 2011., Maceió. Anais [...]. [São Paulo: FEBAB], 2011. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/3827/3/639-2600-1-PB.pdf. Acesso em: 15 set. 2021.
WEB OF SCIENCE. Disponível em: https://www-
webofscience.ez86.periodicos.capes.gov.br/wos/woscc/basic-search. Acesso em: 4 set. 2021.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.