RETRATO GEOGRÁFICO E DE GÊNERO DOS CURSOS DE JORNALISMO NO BRASIL: metodologia para análise da produção científica = GEOGRAPHIC AND GENDER PORTRAIT OF JOURNALISM COURSES IN BRAZIL: methodology for the analysis of scientific production

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2526-6160v20n2.2021.22

Parole chiave:

produção científica, colaboração científica, coautoria pesquisa em jornalismo = Keywords, scientific production, scientific collaboration, co-authorship, journalism research

Abstract

O objetivo deste estudo é apresentar uma proposta metodológica de avaliação dos fenômenos da colaboração científica e da sua coautoria, reconhecendo as
motivações que direcionam os pesquisadores a cooperar em suas atividades de
produção científica. A metodologia é de natureza quanti-qualitativa, exploratória e documental. Como suporte, utilizam-se ferramentas do aparato tecnológico dos softwares: scriptLattes e Excel, com a finalidade de contribuir na coleta e análise dos dados da produção científica. Como objeto de análise aplicada, foi realizado o levantamento do número de pesquisadores/professores efetivos, com o título acadêmico de doutor, em 42 cursos de Jornalismo de universidades federais do Brasil, com o uso do software scriptLattes. Como resultado, a equipe de pesquisa constatou 769 docentes (386 pesquisadoras e 383 pesquisadores), além de 84 pesquisadores (44 pesquisadores e 40 pesquisadoras) de produtividade em pesquisa do CNPq pertencentes a esse universo amostral nas cinco regiões brasileiras.

Abstract

The purpose of this study is to present a methodological proposal for evaluating the phenomena of scientific collaboration and its co-authorship, recognizing the
motivations that direct researchers to cooperate in their scientific production
activities. The methodology is quantitative and qualitative, explotory and documentar. As a support, the tools of the technological apparatus of the following software´s are used: script Lattes and Excel, with the purpose of contributing to the collection and analysis of scientific production data. As an object of applied analysis, a survey of the number of effective researchers / professors, with the academic title of doctor, in 42 journalism courses at federal universities in Brazil, using the script Lattes software. As a result, the research team found 769 professors (386 researchers and 383 researchers); in addition to 84 researchers (44 researchers and 40 researchers) of CNPq research productivity belonging to this sample universe in the five Brazilian regions.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Paulo Cajazeira, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Professor Associado na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Pós-doutor em Ciências da Comunicação (UBI) - Portugal. Doutor em Comunicação - PUC de São Paulo. Mestre em Comunicação (UTP) - Paraná. Bacharel em Comunicação Social - PUC do Paraná. 

Julia Marques, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI

GRADUADA EM JORNALISMO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI. BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - CNPq. MEMBRO DO CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISA EM JORNALISMO. 

Lucas Galvão, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI

GRADUANDO EM JORNALISMO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI - UFCA.  BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - CNPq. MEMBRO DO CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISA EM JORNALISMO - CEPEJOR.

Wesley Vasconcelos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI

GRADUADO EM JORNALISMO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI - UFCA. BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - FUNCAP. MEMBRO DO CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISA EM JORNALISMO - CEPEJOR.

Manoel Izidório Cabral Neto, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI

GRADUANDO EM JORNALISMO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI - UFCA. BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - FUNCAP. MEMBRO DO CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISA EM JORNALISMO - CEPEJOR.

Riferimenti bibliografici

ANDRADE SILVA, H. Colaboração científica nos grupos de pesquisa em comunicação da Universidade Federal do Piauí (UFPI): uma análise de redes de coautoria em artigos de periódicos. 2020. 64 f. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia) – Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia, Universidade Federal do Cariri, Juazeiro do Norte, 2020.

ARAÚJO, R. F.; ALVARENGA, L. A bibliometria na pesquisa científica da pós-graduação brasileira de 1987 a 2007. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 16, n. 31, p. 51-70, 2011.

CAJAZEIRA, P. A análise bibliométrica da produção científica docente por gênero nas universidades federais no interior do Brasil. Revista Inf. Inf., Londrina, v. 25, n. 1, p. 21-39, jan./mar. 2020.

CAJAZEIRA, P. E. S. L. A produção científica feminina docente em cursos de jornalismo. Pauta Geral - Estudos em Jornalismo, v. 6, n. 2, p. 108-122, 9 dez. 2019.

CNPQ. A Plataforma Lattes. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/. Acesso em: 30 set. 2020.

GUEDES, V. L. S. A bibliometria e a gestão da informação e do conhecimento científico e tecnológico: uma revisão da literatura. Ponto de Acesso, Salvador, v. 6, n. 2, p. 74-109, ago. 2012.

KATZ, J. S.; MARTIN, B. What is research collaboration? Research Policy, London, v. 26, p. 1-18, 1997.

LEMOINE, W. Productivity patterns of men and women scientists in Venezuela. Scientometrics, v. 24, n. 2, p. 281-295, 1992.

LETA, J. As mulheres na ciência brasileira: crescimento, contrastes e um perfil de sucesso. Estudos Avançados, v. 17, n. 49, p. 1-14, 2003.

MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento, execução, análise. 2. ed., v. 1, São Paulo: Atlas, 1999.

MEADOWS, A. J. A comunicação cientifica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.

MINAYO, M. C. S.; SANCHES, O. Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade? Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 239-262, jul./set. 1993.

SCHIENBINGER, L. O feminismo mudou a ciência? Bauru: EDUSC, 2001. (Coleção Mulher)

SILVA, E. B. F. Gênero e ciência: interpretações feministas e distinções locais. Leeds: University of Leeds, jul. 1998. Mimeo.

UCINET

VELHO, L; LEON, E. A construção social da produção científica por mulheres. Cadernos Pagu, Campinas, n. 10, p. 309-343, 1998.

VILAN FILHO, J. L.; SOUZA, H. B.; MUELLER, S. Artigos de periódicos científicos das áreas de informação no Brasil: evolução da produção e da autoria múltipla. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 13, n. 2, p. 2-17, maio/ago. 2008.

Pubblicato

2021-12-30

Come citare

CAJAZEIRA, Paulo; MARQUES, Julia; GALVÃO, Lucas; VASCONCELOS, Wesley; CABRAL NETO, Manoel Izidório.
RETRATO GEOGRÁFICO E DE GÊNERO DOS CURSOS DE JORNALISMO NO BRASIL: metodologia para análise da produção científica = GEOGRAPHIC AND GENDER PORTRAIT OF JOURNALISM COURSES IN BRAZIL: methodology for the analysis of scientific production
. Revista Bibliomar, v. 20, n. 2, p. 183–210, 30 dic. 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/16267. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos