PERIÓDICOS CIENTÍFICOS EM ACESSO ABERTO COMO OPÇÃO DE PUBLICAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL = OPEN ACCESS JOURNALS AS OPTION FOR PUBLICATION OF BRAZILIAN GRADUATE PROGRAMS ON INFORMATION SCIENCE

Autori

Parole chiave:

Acesso aberto, Artigos de periódicos, Ciência da Informação, Qualis-Periódicos, CAPES

Abstract

Acesso Aberto (AA) é um movimento global que visa ampliar o acesso à informação científica mediante redução de barreiras de preço e de restrições de uso dos documentos. Este trabalho identificou a dimensão quantitativa dos artigos de periódicos publicados pelos pesquisadores em Ciência da Informação no Brasil, de acordo com os critérios do acesso aberto. O objeto de estudo foram os artigos em periódicos em que as pesquisas foram publicadas, durante o quadriênio de 2013 a 2016. Realizou pesquisa documental nos relatórios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na lista Qualis de área Comunicação e Informação. Coletou os dados de publicação a partir da plataforma Sucupira, referentes aos programas acadêmicos de pós-graduação e elaborou lista própria para a área de Ciência da Informação. Quantificou os artigos classificando-os segundo a adequação aos critérios do Acesso Aberto. Constatou que, no geral, as publicações estão próximas da adequação aos critérios de acesso e uso do movimento AA, com poucas ressalvas. Sugere que a CAPES institucionalize políticas de avaliação para o Acesso Aberto, e que se mapeie mais detalhadamente a produção científica brasileira, segundo os critérios do presente estudo, para que se conheça mais sobre profundamente esta realidade.

Palavras-chave: Acesso aberto. Artigos de periódicos. Ciência da Informação. Qualis-Periódicos. CAPES.

Abstract

Open Access is a global movement that aims the expansion of access to scientific information through the reduction of financial barriers and use restrictions of documents. This work quantified the journals articles published by Information Science researchers in Brazil, according to Open Access criteria. The object of study was the journal articles where the researchers has published, during the quadrennium from 2013 up to 2016. It was applied documentary research on Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES - Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel) reports and on Qualis list about Communication and Information area. It was collected data about publications of the academic postgraduate programs on Sucupira platform. It was elaborated a list for the Information Science area. It was quantified and classified the articles according to its adequation to the Open Access criteria. The study reveals that, in general, the publications are close to adequation of OA criteria, with some few caveats. It is suggested that CAPES institutionalize evaluation policies for Open Access, and to map the Brazilian scientific production with more details, according the criteria of this study, in order to know this reality deeply.

Keywords: Open access. Journal articles. Information Science. Qualis-Periódicos. CAPES.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

AGÊNCIA USP DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO ACADÊMICA. GeoCapes revela quem acessa o Portal de Periódicos da Capes (e quanto). São Paulo: USP, out. 2017. Disponível em: http://www.sibi.usp.br/?p=15234. Acesso em: 10 fev. 2020.

APPEL, Andre Luiz; ALBAGLI, Sarita. The adoption of Article Processing Charges as a business model by Brazilian Open Access journal. Transinformação, Campinas, v. 31, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862019000100300&lang=pt. Acesso em: 10 nov. 2020.

BARATA, Rita de Cássia Barradas. Dez coisas que você deveria saber sobre o Qualis. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, DF, v. 13, n. 30, p. 13-40, jan./abr. 2016. Disponível em: http://capes.gov.br/images/Artigo_dez_coisas_sobre_o_qualis.pdf. Acesso em: 6 nov. 2018.

BARRETO SEGUNDO, João de Deus; SANTOS, Uillis de Assis; SÁ, Katia Nunes; VILLALOBOS, Ana Paula de Oliveira. Relações entre acesso aberto, Qualis CAPES e desempenho de citação (índices H, E, AW e HL anual) em periódicos científicos brasileiros de ciência da informação: estudo documental exploratório. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 30, n. 1, mar. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/47362. Acesso em: 10 nov. 2020.

BERLIN declaration on open access to knowledge in the sciences and humanities. Berlin: Max Planck Society: ECHO, 2003. Disponível em: https://openaccess.mpg.de/Berlin-Declaration. Acesso em: 20 jul. 2019.

BETHESDA statement on open access publishing. [S. l.: s. n.], 20 jun. 2003. Disponível em: https://dash.harvard.edu/handle/1/4725199. Acesso em: 22 nov. 2018.

BRANCO, Sérgio; BRITTO, Walter. O que é Creative Commons? novos modelos de direito autoral em um mundo mais criativo. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013.

CAMARGO JÚNIOR, Kenneth Rochel de. A indústria de publicação contra o acesso aberto. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 46, n. 6, p. 1090-1094, dez. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsp/2013nahead/ao4154.pdf. Acesso em: 18 abr. 2018.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (Brasil). Relatório da avaliação quadrienal 2017: comunicação e informação. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/relatorios-finais-quadrienal-2017/20122017-Comunicacao-quadrienal.pdf. Acesso em: 6 nov. 2018.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (Brasil). Documento de área: ciências sociais aplicadas I. Brasília, DF, disponibilizado na web em: 28 nov. 2016. Disponível em: http://capes.gov.br/images/documentos/Documento_de_area_2017/31_CSA_I_docarea_2016.pdf. Acesso em: 7 nov. 2018.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (Brasil). Tabela de áreas de conhecimento/avaliação. Brasília, DF: Capes, 1 abr. 2014. Disponível em: https://www.capes.gov.br/avaliacao/instrumentos-de-apoio/tabela-de-areas-do-conhecimento-avaliacao. Acesso em: 20 jul. 2019.

BOAI - BUDAPEST open access initiative. [S. l.: s. n.], 2002. Disponível em: https://www.budapestopenaccessinitiative.org/. Acesso em: 28 jun. 2019.

COUTO, Walter; FERREIRA, Sueli Mara Pinto. Caminhos legais e ilegais para o Acesso Aberto: uma exploração de controvérsias. Transinformação, Campinas, v. 31, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862019000100311&lang=pt. Acesso: 10 nov. 2020.

CREATIVE COMMONS. Sobre as licenças. [S. l.: s. n.], 7 nov. 2017. Disponível em: https://creativecommons.org/licenses/. Acesso em: 17 abr. 2018.

CINTRA, Paulo Roberto. Avaliação do impacto do acesso aberto da área de Ciência da Informação: uma análise de indicadores bibliométricos e altmétricos. 2017. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8552. Acesso em: 8 nov. 2020.

DIRECTORY OF OPEN ACCESS JOURNALS. Frequently asked questions. Lund: DOAJ, 2018. Disponível em: https://doaj.org/faq . Acesso em: 22 nov. 2018.

FREIRE, José Donizetti. CNPq e o acesso aberto à informação científica. 2011. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2011. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9385. Acesso em: 16 abr. 2018.

GOMES, Sandra Lúcia Rebel. O acesso aberto ao conhecimento científico: o papel da universidade brasileira. Revista Eletronônica de Comunicação, Informação e Inovação Saúde, [s. l.], v. 8, n. 2, maio 2014. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/618. Acesso em: 6 nov. 2018.

GUIMIEIRO, Katiúcia Araújo. Modelos de negócios para periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2009. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/3251. Acesso em: 6 nov. 2018.

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Diadorim. [S. l.]: IBICT, [2011?]. Disponível em: https://diadorim.ibict.br/diadorim.jsp. Acesso em: 21 nov. 2020.

LEMOS, Ronaldo. Direito, tecnologia e cultura. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005. Disponível em: http://hdl.handle.net/10438/2190. Acesso em: 20 nov. 2020.

MEADOWS, Arthur Jack. A comunicação científica. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 1999.

MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. A ciência, o sistema de comunicação científica e a literatura científica. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite (org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000a.

MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. A publicação da ciência: áreas científicas e seus canais preferenciais. DataGramaZero, [s. l.], v. 6, n. 1, p. 1-13, 2005. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/980/2/ARTIGO_PublicacaoCiencia.pdf. Acesso em: 12 out. 2018.

MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. O periódico científico. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite (org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000b.

MURIEL-TORRADO, Enrique; PINTO, Adilson Luiz. Licenças Creative Commons nos periódicos científicos brasileiros de Ciência da Informação: acesso aberto ou acesso grátis? Biblios, Pittsburgh, n. 71, p. 1-16, abr. 2018. Disponível em: http://www.scielo.org.pe/scielo.phpscript=sci_arttext&pid=S1562-4730201800020001&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 10 nov. 2020.

OLIVEIRA, Flasleandro Vieira de. A licença Creative Commons e a comunicação científica: a questão dos periódicos eletrônicos de acesso aberto. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011. Disponível em: http://rigeo.cprm.gov.br/jspui/handle/doc/89. Acesso em: 20 nov. 2020.

PALAYEW, Adam et al. Pandemic publishing poses a new COVID-19 challenge. Nature Human Behaviour, Londres, v. 4, p. 666-669, jul. 2020. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41562-020-0911-0. Acesso em: 26 ago. 2020.

PEREIRA, Vinicius; FURNIVAL, Ariadne Chloe. Revistas científicas em acesso aberto brasileiras no DOAJ: modelos de negócio e sua sustentabilidade financeira. Brazilian Journal of Information Science: Research trends, Marília, v. 14, n. 1, p. 88-111, jan./mar. 2020. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/9695?fbclid=IwAR25Katsd5310BcLjjRpOhntCQ_N8YwS0Nj8yUtlvr5eihVNtyTUMk7CNCA. Acesso em: 10 nov. 2020.

PORTES, Arlindo José Freite. Revista Brasileira de Oftamologia: acesso aberto e visibilidade. Revista Brasileira de Oftamologia, Rio de Janeiro, v. 78, n. 1, jan./fev. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802019000100005&lang=pt. Acesso em: 10 nov. 2020.

SHERPA ROMEO. About Sherpa Romeo. [S. l.]: Sherpa Romeo, [2004?]. Disponível em: https://v2.sherpa.ac.uk/romeo/about.html. Acesso em: 21 nov. 2020.

SUBER, Peter. Timeline of the open access movement. [S. l.: s. n.], 2009. Disponível em: http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/timeline.htm. Acesso em: 20 jul. 2017.

ZIMAN, John. Comunidade e comunicação. In: ZIMAN, John. Conhecimento público. Belo Horizonte: Itatiaia, 1979. p. 115-138.

Pubblicato

2020-12-14

Come citare

CRUZ, Allan Cintra da; VOGEL, Michely Jabala Mamede.
PERIÓDICOS CIENTÍFICOS EM ACESSO ABERTO COMO OPÇÃO DE PUBLICAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL = OPEN ACCESS JOURNALS AS OPTION FOR PUBLICATION OF BRAZILIAN GRADUATE PROGRAMS ON INFORMATION SCIENCE
. Revista Bibliomar, v. 19, n. 2, p. 218–237, 14 dic. 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/15137. Acesso em: 24 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos