O BIBLIOTECÁRIO COMO MEDIADOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO DO SURDO EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS

Auteurs-es

  • Rosangela Rocha Ferreira
  • Kenilce Reis Chagas

Mots-clés :

Bibliotecário. Inclusão. Bibliotecas Universitárias. Tecnologias Assistivas

Résumé

Estudo realizado sobre o papel do bibliotecário no processo de inclusão ao usuário surdo nas bibliotecas universitárias, objetivando adoção da filosofia de inclusão social e as tecnologias assistivas que favorecem a inclusão de pessoas com deficiência na vida universitária e facilitam o acesso à informação. Discute o processo de inclusão dos surdos e a importância das políticas públicas voltada para os surdos. Apresenta os aspectos da comunidade surda e como se comunicam através da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), sua língua materna que é reconhecida por lei. Relata sobre a necessidade de acesso à informação do usuário surdo em bibliotecas universitárias. Mostra como esse espaço do conhecimento que tem por missão atender a comunidade acadêmica, precisa estar adequado para todo tipo de usuário independente de suas limitações. Adota como metodologia de estudo uma pesquisa bibliográfica qualitativa que teve como ferramentas utilizadas, informações de livros, artigos, periódicos e da internet. Conclui que as habilidades e competências do novo perfil do bibliotecário são importantes na sua atuação como mediador da informação e assegura ao usuário surdo a garantia do acesso à informação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ALMEIDA, M. C. B. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. Brasília:Briquet de Lemos, 2000. 112p.

BERSCH, Rita. Tecnologia assistiva. Publicado no site do Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil (CEDI) em 2008. Disponível em: <http://www.assistiva.com.br>. Acesso em: 18 abr. 2015.

BRASIL. Decreto n° 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei n. 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, 2005. Disponível em: <http://www.libras.org.br/leilibras.php>. Acesso em: 19 mar. 2015.

BRASIL. Lei 10098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ ccivil/leis/ L10098.htm>. Acesso em: 11 dez. 2015.

BRASIL. Lei 13146, de 06 de julho de 2015. Destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ ccivil/leis/ L13146.htm>. Acesso em: 01 mar. 2017.

CAPOVILLA, F. C.; RAPHAEL, W. D. Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngüe da Língua de Sinais Brasileira. Volume I: Sinais de A a L (Vol 1, pp. 1-834). São Paulo, SP: Edusp, Fapesp, Fundação Vitae, Feneis, Brasil Telecom, 2001.

CARVALHO, Jonathas. A acessibilidade dos portadores de necessidades especiais às bibliotecas universitárias: realidade ou mito? 2003. Disponível em: . Acesso em: 13 jan. 2017.

CARVALHO, M. C. R. de. Estabelecimento de padrões para bibliotecas universitárias. Brasília: ABDF, 1981.

CASIMIRO, Vitor. Filosofia da inclusão. São Paulo:[201?]. Disponível em: Acesso em: 26 fev. 2017.

FERREIRA, Rubens da Silva. A sociedade da informação no Brasil: um ensaio sobre os desafios do Estado. Ciência da Informação. v. 32, n. 1.Brasília, 2003.

INES. Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: Acesso em: 03 fev. 2017.

MONTE, Francisca R. Direito à educação necessidades educacionais especiais. Subsídios para atuação do Ministério Público brasileiro. Orientações e marcos legais. Brasília: MEC; SEESP, 2001.

Revista Bibliomar, São Luís v. 15, n. 1/2, jan./dez. 2016 98

OLIVEIRA, V. S. Acesso a informação para surdos brasileiros: papel da biblioteca. Revista informativa on-line, 2001. Disponível em: Acesso em: 27 jan. 2015.

PINHEIRO, Danielle da Silva. O bibliotecário e o atendimento aos usuários com necessidades especiais em unidades de informação. Revista de Iniciação Científica daFFC, Marília, v. 4, n. 3, 2004. Disponível em: . Acesso em: 24 mar. 2015. PINHEIRO, L. V. R. Fontes ou recursos de informação: categorias e evolução conceitual. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 1, n. 1, 2006. Disponível em: . Acesso em: 16 mar. 2015.

PUPO, D. T.; VICENTINI, R.A. B. A integração do usuário portador de deficiência às atividades de ensino e pesquisa: o papel das bibliotecas virtuais. 2002. Disponível em: Acesso em: 09 fev. 2015.

PUPO, Deise Tallarico; MELO, Amanda Meincke; FERRÉS, Sofia Pérez.Acessibilidade: discurso e prática no cotidiano das bibliotecas. Campinas, SP: UNICAMP/Biblioteca. Central Cesar Lattes, 2006.

PUPO, Deise Tallarico; SANTOS, Gildenir Carolino. As novas tecnologias da informação: uma proposta de acesso e atendimento a usuários com necessidades especiais em bibliotecas universitárias. In: SEMINÁRIO ACESSIBILIDADE, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL, 1., 2001, São Paulo. Anais... São Paulo: USP: Faculdade de Saúde Pública, 2001. Disponível em: . Acesso em: 27 jan. 2015.

QUADROS, Ronice Müller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira: estudos línguisticos/ Ronice Müller Quadros e. Porto Alegre: Artimed, 2004.

SKLIAR, Carlos (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998.

TESKE, Ottmar. A relação dialógica como pressuposto na aceitação das diferenças: o processo de formação das comunidades surdas. In: SKLIAR, Carlos (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2005.

Téléchargements

Publié-e

2017-04-02

Comment citer

FERREIRA, Rosangela Rocha; CHAGAS, Kenilce Reis.
O BIBLIOTECÁRIO COMO MEDIADOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO DO SURDO EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS
. Revista Bibliomar, v. 15, n. 1/2, p. 84–98, 2 avr. 2017 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/6623. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos