A BIBLIOTECA CENTRAL COMO MECANISMO DE PESQUISA PARA OS GRADUANDOS DE PEDAGOGIA DA UFMA
Mots-clés :
Biblioteca universitária. Graduandos de Pedagogia. Pesquisa. ExtensãoRésumé
Este artigo tem como objetivo verificar se a biblioteca universitária esta apta para atender de maneira satisfatória aos seus usuários, pela visão dos graduandos pesquisadores do curso de Pedagogia, pois esse profissional atua em várias instâncias da prática educativa, e irá influenciar seus futuros alunos, apoiando ou não uma cultura de uso da biblioteca e de seus recursos, esta pesquisa exploratória de natureza qualitativa apresentou como participantes alunos de graduação em Pedagogia, cursando entre o 5º e o 9º período, com idade entre 20 e 25 anos, sendo que alguns deles já participam de grupos de pesquisa, como o GEPAI (Grupo de Estudos em Psicanálise e Antropologia da Infância aplicadas a Educação) e o GEPEVI (Grupo de Estudo e Pesquisa na Perspectiva de Vigotski)e são discentes da Universidade Federal do Maranhão, situado em São Luís.Téléchargements
Références
BENGAZI, Andréa. A importância da pesquisa na formação e ação docente. Curitiba: Faculdade Catuaí, 2011. Disponível em: <http://www.faculdadecatuai.com.br/wp-contentuploads/a-importancia-da-pesquisa-na-formação-Andrea-Bengozi>. Acesso em: 17 ago. 2016
DEMO, Pedro. ABC Iniciação à competência reconstrutiva do professor básico. São Paulo: Papirus, 1995.
FIGUEIREDO, Nice. Bibliotecas universitárias e especializadas: paralelos e contrastes. Revista de Biblioteconomia, Brasília, v.7, n.1, p.9-25, jan/jun.1979. Disponível em: <http://www.bassibi.c3sl,ufpr/brapci/_repositorio/2011/05/pdf_05f908822_0016855.pdf. Acesso em: 17 ago. 2016.
GIL, Antônio C. Métodos e Técnicos de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
LIBÂNEO, José C. Pedagogia, Ciência da educação?. São Paulo: Cortez, 1996.
LÜCK, Esther H. et al. A biblioteca universitária e as diretrizes curriculares do ensino de graduação. In: SNBU - Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, 11. 2000. Anais... Florianópolis, SC, 2000. Disponível em: <http://snbu.bvs.br/snbu2000/parallel.html>. Acesso em: 17 ago. 2016.
MACEDO, Neusa Dias de; DIAS, Maria Matilde K. Subsídios para a caracterização da biblioteca universitária. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 25, n. 3/4, p. 40-47, jul./dez. 1992.
MIRANDA, Antônio. Biblioteca universitária no Brasil: reflexões sobre a problemática. Brasília: CAPES, MEC 1978. Disponível em: <http://www.antoniomiranda.com.br/ciencia_informacao/biblioteca_universitaria_.pdf>. Acesso em: 17 ago. 2016.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.