AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA A EDUCAÇÃO NA BIBLIOTECA PÚBLICA BENEDITO LEITE

Autores/as

  • Erika Jordana Serra Matos
  • Raysa Beatriz da Silva Lemos
  • Juliene Lobato da Silva

Palabras clave:

Tecnologia assistiva, Biblioteca Pública Benedito Leite, Biblioteca acessível. Inclusão

Resumen

Este artigo tem como objetivo verificar se a Biblioteca Pública Benedito Leite está apta para atender usuários com algum tipo deficiência visual, que a utilizam como mecanismo de suporte para estudos, no que se refere ao atendimento, focando no acesso ao acervo, uma vez que o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no âmbito da Acessibilidade é uma das temáticas mais discutidas atualmente. A metodologia será pautada em pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo; a pesquisa bibliográfica será adotada para a revisão da literatura, com fins de apropriação e aprofundamento das principais categorias norteadoras do estudo. No conjunto de procedimentos de coleta de dados da pesquisa de campo, utilizaremos a entrevista semiestruturada com a bibliotecária, por ser mais flexível, permitindo coletar informações subjetivas e ampliando as possibilidades de compreensão da realidade. O universo da pesquisa será a Biblioteca Pública Benedito Leite, segunda Biblioteca Pública mais antiga do Brasil, que é referência em trabalhos de promoção da leitura e preservação de acervos, através de um trabalho de democratização do acesso à informação levando em consideração a responsabilidade social dos profissionais da Biblioteconomia, que possuem função determinante na formação cidadã dos usuários.

Palavras-chave: Tecnologia assistiva. Biblioteca Pública Benedito Leite. Biblioteca acessível. Inclusão.

Abstract

This article aims to present if Benedito Leite Public Library is fit to attend users with some kind of visual impairment, who use it as a support mechanism for studies regarding attendance, focusing on access to the collection, since the use of Information and Communication Technologies in the scope of accessibility is one of the most discussed topics today. The methodology used consists of bibliographical research and field research. The bibliographic research will be adopted to review the literature, with the purpose of appropriating and deepening the main guiding categories of the study, with the purpose of analyzing the main bibliographic productions. In the set of data collection procedures of field research, we will use the semi-structured interview with the librarian, because it is more flexible, allowing to collect subjective information and expand the possibilities of understanding reality. The research universe will be the Benedito Leite Public Library, the second oldest public library of Brazil, which is a reference in works to promote reading and preservation of collections, through a work of democratization of access to information taking into account the social responsibility of Librarianship professionals, who have a determining role in the citizens' training of the users.

Keywords: Assistive technology. Public Library Benedito Leite. Accessible. Library. Inclusion.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-10-03

Cómo citar

MATOS, Erika Jordana Serra; LEMOS, Raysa Beatriz da Silva; SILVA, Juliene Lobato da.
AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA A EDUCAÇÃO NA BIBLIOTECA PÚBLICA BENEDITO LEITE
. Revista Bibliomar, v. 16, n. 1, p. 36–51, 3 oct. 2017 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/7615. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos