OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTAS DE ENSINO: potencialidades e fragilidades sob o olhar da Ciência da Informação = LEARNING OBJECTS AS TEACHING TOOLS: strengths and weaknesses under Information Science view

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2526-6160v20n2.2021.15

Palabras clave:

objetos de aprendizagem, tecnologias da informação e comunicação, sociedade da informação, Ciência da Informação, informática na educação = Keywords, learning objects, teaching tools, Information science, information society

Resumen

A explosão informacional e a ubiquidade das tecnologias de informação e comunicação, aspectos inerentes à Sociedade da Informação, remodelaram a dinâmica social de forma irreversível. Nesse contexto, surgiram os objetos de aprendizagem, ferramentas tecnológicas utilizadas para o ensino, seja ele remoto ou presencial. Porém, é preciso que a Ciência da Informação discuta de forma mais lúcida o uso desses instrumentos na atualidade, apontando seus benefícios e limitações. O objetivo geral buscou analisar as vantagens e desvantagens do uso de objetos de aprendizagem como ferramentas de ensino sob o prisma da Ciência da Informação. Os objetivos específicos são: identificar aspectos negativos e positivos das tecnologias de informação e comunicação na atualidade, utilizando principalmente o embasamento teórico da Ciência da Informação; apontar o conceito de objeto de aprendizagem, bem como seu uso no ensino; detectar as potencialidades e limitações dos objetos de aprendizagem e sugerir os contextos em que eles devem ser ou não utilizados como ferramenta de ensino considerando o âmbito da Sociedade da Informação. Por meio de um levantamento bibliográfico, foi possível apontar até que ponto os objetos de aprendizagem possuem limitações que devem ser seriamente consideradas, evitando-se sempre a adoção de discursos tecnocráticos que elegem essa tecnologia como a solução para todos os problemas educacionais existentes. As considerações finais relatam que o uso dos objetos de aprendizagem precisa refletir os contextos educacionais, culturais e as limitações físicas dos sujeitos, além de possibilitar a capacidade de reflexão do aluno.

Abstract

The informational explosion and the ubiquity of information and communication
technologies, inherent aspects of the Information Society, have irreversibly reshaped the social dynamics. In this context, learning objects emerged, technological tools used for teaching, whether remote or in person. However, it is necessary that Information Science discuss more lucidly the use of these instruments today, pointing out their benefits and limitations. The general objective sought to analyze the advantages and disadvantages of using learning objects as teaching tools from the perspective of Information Science. The specific objectives are: to identify negative and positive aspects of information and communication technologies today, using mainly the theoretical foundation of Information Science; point out the concept of learning object, as well as its use in teaching; detect the potential and limitations of learning objects and suggest the contexts in which they should or should not be used as a teaching tool considering the scope of the Information Society. Through a bibliographic survey, it was possible to point out the extent to which learning objects
have limitations that must be seriously considered, always avoiding the adoption of technocratic speeches that elect this technology as the solution to all existing
educational problems. The final considerations report that the use of learning objects needs to reflect the educational and cultural contexts and the physical limitations of the subjects, in addition to enabling the student's capacity for reflection.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ráisa Mendes Fernandes de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Bibliotecária do Centro de Memória da Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em CiÊncia da Informação pela UFMG e doutora em Ciência da Informação pela UFPB.

Citas

AMORIM, E. D. Arquivos, pesquisa e as novas tecnologias. In: FARIA FILHO, L. M. de (org.). Arquivos, fontes e novas tecnologias: questões para a história da educação. Campinas: Autores Associados, 2000. p. 100-118.

AGUIAR, E. V. B.; FLÔRES, M. L. P. Objetos de aprendizagem: conceitos básicos. In: TAROUCO, L. M. R. et al. (org.). Objetos de aprendizagem: teoria e prática. Porto Alegre: Evangraf, 2014. pt. 1, cap. 1, p. 12-28. Disponível em: http://penta3.ufrgs.br/ObjetosAprendizagem/LivroOA-total.pdf. Acesso em: 19 ago. 2020.

AQUINO, M. A. A Ciência da Informação: novos rumos sociais para um pensar reconstrutivo no mundo contemporâneo. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 36, n. 3, p. 9-16, set./dez. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652007000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 20 dez. 2020.

BALDI, V.; OLIVEIRA, L. Luzes e sombras na cultura da convergência digital. In: TAVARES, R. H.; GOMES, S. dos S. (org.). Sociedade, educação e redes: desafio à formação crítica. Araraquara: Junqueira & Marin, 2014. pt. 1, p. 125-152.

BARCELLOS, S. Escrita pessoal, memória e novas tecnologias. Recorte, [s. l.], v. 10, n. 1, p. 1-10, jan./jun. 2013. Disponível em: http://periodicos.unincor.br/index.php/recorte/article/view/821/pdf. Acesso em: 10 jul. 2020.

BARRETO, A. M. Informação e conhecimento na era digital. Transinformação, Campinas, v. 17, n. 2, p. 111-122, maio/ago. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/LppjXSGVkrQxmNxqpQNrSXK/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 2 jan. 2021

BOSKOVIC, A. O mal-estar na globalização. Brasília, DF: [s. n.], 2000. Disponível em: http://gape.org/sasa/Globalization_port.pdf. Acesso em: 18 jul. 2020.

COELHO, A. C. S. A sociedade em rede: a revolução é compartilhada. Intexto, Porto Alegre, v. 2, n. 25, p. 165-173, dez. 2011. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/19843/14488. Acesso em: 18 abr. 2021.

FRANCO, J. J. de S. Novo paradigma científico-tecnológico na sociedade do conhecimento. Millenium, Viseu, v. 13, n. 34, p. 177-190, abr. 2008. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8366. Acesso em: 10 jul. 2020.

GATTI, D. C. Sociedade informacional e an/alfabetismo digital: relações entre comunicação, computação e internet. Bauru: EDUSC, 2005.

GONÇALVES, M. I. R. Internet: diferencial proporcionado pelas linguagens digitais e pela telemática. In: RIBEIRO, A. E. et al. (org.). Linguagem, tecnologia e educação. Belo Horizonte: Peirópolis, 2010.

GONDRA, J. G. A leveza dos bits: história da educação e as novas tecnologias. In: FARIA FILHO, L. M. de (Org.). Arquivos, fontes e novas tecnologias: questões para a história da educação. Campinas: Autores Associados, 2000.

HODGINS, H. W. The future of learning objects. In: WILEY, D. A. (ed.). The instructional use of learning objects. [S. l.: s. n.], 2000. Disponível em: http://reusability.org/read/chapters/hodgins.doc. Acesso em: 20 dez. 2020.

KEEN, A. O culto do amador: como blogs, MySpace, Youtube e a pirataria digital estão destruindo nossa economia, cultura e valores. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34 Letras, 2008. Disponível em: https://aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/426324/mod_folder/content/0/Obrigat%C3%B3rio/TXT_06_LEVY.pdf?forcedownload=1. Acesso em: 1 dez. 2020.

LIMA, I. S. L. de et al. Criando interfaces para objetos de aprendizagem. In: BRASIL. Ministério da Educação. Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico. Brasília: MEC, SEED, 2007. 154 p. Disponível em: http://www.fisica.ufpb.br/~romero/pdf/2007LivroOARivedSeedMec.pdf. Acesso em: 1 set. 2020.

LOMBARDI, J. C. A pesquisa em história da educação e o impacto das novas tecnologias. In: FARIA FILHO, L. M. de (org.). Arquivos, fontes e novas tecnologias: questões para a história da educação. Campinas: Autores Associados, 2000.

McGREAL, R. Learning objects: a practical definition. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning, [s. l.], sep. 2004. Disponível em: itdl.org/Journal/Sep_04/article02.htm. Acesso em: 2 jan. 2021.

MEIRELLES, L. F. T.; TAROUCO, L. M. R.; ALVES, C. V. R. Telemática aplicada a aprendizagem com mobilidade. Novas Tecnologias na Educação, [s. l.], v. 2, n. 2, nov. 2004. Disponível em: http://www.conhecer.org.br/download/cp/NOVAS%20TECNOLOGIAS/M3/leitura%20anexa%202.pdf. Acesso em: 20 dez. 2020.

MOREIRA, M. B.; CONFORTO, D. Objetos de aprendizagem: discutindo a acessibilidade e a usabilidade. In: SIMPOSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 22.; WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 17., 21-25 nov. 2011, Aracaju. Anais eletrônicos [...]. Aracaju: Sociedade Brasileira de Computação, 2011. Disponível em: http://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/1827/1589. Acesso em: 10 dez. 2020.

NASH, S. S. Learning objects, learning object repositories, and learning theory: preliminary best practices for online course. Interdisciplinary Journal of Knowledge and Learning Objects, [s. l.], v. 1, p. 217-228, 2005. Disponível em: http://ijklo.org/Volume1/v1p217-228Nash.pdf?utm_campaign=elearningindustry.com&utm_source=%2Fthe-importance-of-learning-objects-in-instructional-design-for-elearning&utm_medium=link. Acesso em: 20 dez. 2020.

OCA, A. M. M.; NISTOR, N. Non-significant intention–behavior effects in educational technology acceptance: A case of competing cognitive scripts? Computers in Human Behavior, [s. l.], v. 34, p. 333-338, may 2014. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0747563214000314. Acesso em: 20 jan. 2021.

OLIVEIRA, E. W.; SIQUEIRA, S. W. M.; BRAZ, M. H. L. B. Abordagens de Utilização de Segmentos de Objetos de Aprendizagem. Revista Brasileira de Informática na Educação, [s. l.], v. 18, n. 1, 2010. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/download/1210/1104. Acesso em: 12 dez. 2020.

OLIVEIRA, M. R. N. S. Revendo a discussão: do mito da tecnologia ao paradigma tecnológico. In: TAVARES, R. H.; GOMES, S. dos S. (org.). Sociedade, educação e redes: desafio à formação crítica. Araraquara: Junqueira & Marin, 2014. pt. 2, p. 155 - 172.

PEIXOTO, A. M. C. O Museu da Escola de Minas Gerais face aos desafios das novas tecnologias. In: FARIA FILHO, L. M. de (org.). Arquivos, fontes e novas tecnologias: questões para a história da educação. Campinas: Autores Associados, 2000. cap. 6, p. 75-88.

PINHO NETO, J. A. S. As novas tecnologias da informação e comunicação diante da transversalidade entre natureza e cultura. Culturas Midiáticas, [s. l.], ano 1, n. 1, jul./dez. 2008. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/11630/6670. Acesso em: 2 jan. 2021.

SABBATINI, M. Reflexões críticas sobre o conceito de objeto de aprendizagem aplicado ao ensino de ciências e matemática. Em Teia: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, [s. l.], v. 3, n. 3, p. 1-36, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2189/1760. Acesso em: 13 dez. 2021.

SANCHEZ, J. A.; PEREZ-LEZAMA, C.; STAROSTENKO, O. A formal specification for the collaborative development of learning objects. Procedia: Social and Behavioral Sciences, [s. l.], v. 182, p. 726-731, may 2015. Disponível em: https://reader.elsevier.com/reader/sd/pii/S1877042815030955?token=ABA676D5839BC7C8C6C95B5274D2C0F2B1D37C5F9CF0B7B4F25F4A90A082CA6E447117A464871875FD536D58E3F27ACD&originRegion=us-east-1&originCreation=20211210174254. Acesso em: 22 jan. 2021.

SILVA, H. et al. Inclusão digital e educação para a competência informacional: uma questão de ética e cidadania. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 34, n. 1, p. 28-36, jan./abr. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652005000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 5 jan. 2021.

SILVA, T. R. et al. O uso de ferramentas pedagógicas no desenvolvimento de objetos de aprendizagem. Revista de Informática Aplicada, [s. l.], v. 9, n. 1, 2013. Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_informatica_aplicada/article/download/2749/1571/8997. Acesso em: 19 dez. 2020.

VON SIMSON, O. R. de M. Memória, cultura e poder na sociedade do esquecimento: o exemplo do centro de memória da Unicamp. In: FARIA FILHO, L. M. de (org.). Arquivos, fontes e novas tecnologias: questões para a história da educação. Campinas: Autores Associados, 2000. p. 78-89.

WILEY, D. Connecting learning objects to instructional design theory: a definition, a metaphor, and a taxonomy. In: WILEY, D. (ed.). The instructional use of learning objects. [S. l.: s. n.], 2000. Disponível em: http://www.reusability.org/read/. Acesso em: 10 dez. 2020.

Publicado

2021-12-30

Cómo citar

SOUZA, Ráisa Mendes Fernandes de.
OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTAS DE ENSINO: potencialidades e fragilidades sob o olhar da Ciência da Informação = LEARNING OBJECTS AS TEACHING TOOLS: strengths and weaknesses under Information Science view
. Revista Bibliomar, v. 20, n. 2, p. 27–48, 30 dic. 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/16770. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos