OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTAS DE ENSINO: potencialidades e fragilidades sob o olhar da Ciência da Informação = LEARNING OBJECTS AS TEACHING TOOLS: strengths and weaknesses under Information Science view
DOI:
https://doi.org/10.18764/2526-6160v20n2.2021.15Palabras clave:
objetos de aprendizagem, tecnologias da informação e comunicação, sociedade da informação, Ciência da Informação, informática na educação = Keywords, learning objects, teaching tools, Information science, information societyResumen
A explosão informacional e a ubiquidade das tecnologias de informação e comunicação, aspectos inerentes à Sociedade da Informação, remodelaram a dinâmica social de forma irreversível. Nesse contexto, surgiram os objetos de aprendizagem, ferramentas tecnológicas utilizadas para o ensino, seja ele remoto ou presencial. Porém, é preciso que a Ciência da Informação discuta de forma mais lúcida o uso desses instrumentos na atualidade, apontando seus benefícios e limitações. O objetivo geral buscou analisar as vantagens e desvantagens do uso de objetos de aprendizagem como ferramentas de ensino sob o prisma da Ciência da Informação. Os objetivos específicos são: identificar aspectos negativos e positivos das tecnologias de informação e comunicação na atualidade, utilizando principalmente o embasamento teórico da Ciência da Informação; apontar o conceito de objeto de aprendizagem, bem como seu uso no ensino; detectar as potencialidades e limitações dos objetos de aprendizagem e sugerir os contextos em que eles devem ser ou não utilizados como ferramenta de ensino considerando o âmbito da Sociedade da Informação. Por meio de um levantamento bibliográfico, foi possível apontar até que ponto os objetos de aprendizagem possuem limitações que devem ser seriamente consideradas, evitando-se sempre a adoção de discursos tecnocráticos que elegem essa tecnologia como a solução para todos os problemas educacionais existentes. As considerações finais relatam que o uso dos objetos de aprendizagem precisa refletir os contextos educacionais, culturais e as limitações físicas dos sujeitos, além de possibilitar a capacidade de reflexão do aluno.
Abstract
The informational explosion and the ubiquity of information and communication
technologies, inherent aspects of the Information Society, have irreversibly reshaped the social dynamics. In this context, learning objects emerged, technological tools used for teaching, whether remote or in person. However, it is necessary that Information Science discuss more lucidly the use of these instruments today, pointing out their benefits and limitations. The general objective sought to analyze the advantages and disadvantages of using learning objects as teaching tools from the perspective of Information Science. The specific objectives are: to identify negative and positive aspects of information and communication technologies today, using mainly the theoretical foundation of Information Science; point out the concept of learning object, as well as its use in teaching; detect the potential and limitations of learning objects and suggest the contexts in which they should or should not be used as a teaching tool considering the scope of the Information Society. Through a bibliographic survey, it was possible to point out the extent to which learning objects
have limitations that must be seriously considered, always avoiding the adoption of technocratic speeches that elect this technology as the solution to all existing
educational problems. The final considerations report that the use of learning objects needs to reflect the educational and cultural contexts and the physical limitations of the subjects, in addition to enabling the student's capacity for reflection.
Descargas
Citas
AMORIM, E. D. Arquivos, pesquisa e as novas tecnologias. In: FARIA FILHO, L. M. de (org.). Arquivos, fontes e novas tecnologias: questões para a história da educação. Campinas: Autores Associados, 2000. p. 100-118.
AGUIAR, E. V. B.; FLÔRES, M. L. P. Objetos de aprendizagem: conceitos básicos. In: TAROUCO, L. M. R. et al. (org.). Objetos de aprendizagem: teoria e prática. Porto Alegre: Evangraf, 2014. pt. 1, cap. 1, p. 12-28. Disponível em: http://penta3.ufrgs.br/ObjetosAprendizagem/LivroOA-total.pdf. Acesso em: 19 ago. 2020.
AQUINO, M. A. A Ciência da Informação: novos rumos sociais para um pensar reconstrutivo no mundo contemporâneo. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 36, n. 3, p. 9-16, set./dez. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652007000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 20 dez. 2020.
BALDI, V.; OLIVEIRA, L. Luzes e sombras na cultura da convergência digital. In: TAVARES, R. H.; GOMES, S. dos S. (org.). Sociedade, educação e redes: desafio à formação crítica. Araraquara: Junqueira & Marin, 2014. pt. 1, p. 125-152.
BARCELLOS, S. Escrita pessoal, memória e novas tecnologias. Recorte, [s. l.], v. 10, n. 1, p. 1-10, jan./jun. 2013. Disponível em: http://periodicos.unincor.br/index.php/recorte/article/view/821/pdf. Acesso em: 10 jul. 2020.
BARRETO, A. M. Informação e conhecimento na era digital. Transinformação, Campinas, v. 17, n. 2, p. 111-122, maio/ago. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/LppjXSGVkrQxmNxqpQNrSXK/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 2 jan. 2021
BOSKOVIC, A. O mal-estar na globalização. Brasília, DF: [s. n.], 2000. Disponível em: http://gape.org/sasa/Globalization_port.pdf. Acesso em: 18 jul. 2020.
COELHO, A. C. S. A sociedade em rede: a revolução é compartilhada. Intexto, Porto Alegre, v. 2, n. 25, p. 165-173, dez. 2011. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/19843/14488. Acesso em: 18 abr. 2021.
FRANCO, J. J. de S. Novo paradigma científico-tecnológico na sociedade do conhecimento. Millenium, Viseu, v. 13, n. 34, p. 177-190, abr. 2008. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8366. Acesso em: 10 jul. 2020.
GATTI, D. C. Sociedade informacional e an/alfabetismo digital: relações entre comunicação, computação e internet. Bauru: EDUSC, 2005.
GONÇALVES, M. I. R. Internet: diferencial proporcionado pelas linguagens digitais e pela telemática. In: RIBEIRO, A. E. et al. (org.). Linguagem, tecnologia e educação. Belo Horizonte: Peirópolis, 2010.
GONDRA, J. G. A leveza dos bits: história da educação e as novas tecnologias. In: FARIA FILHO, L. M. de (Org.). Arquivos, fontes e novas tecnologias: questões para a história da educação. Campinas: Autores Associados, 2000.
HODGINS, H. W. The future of learning objects. In: WILEY, D. A. (ed.). The instructional use of learning objects. [S. l.: s. n.], 2000. Disponível em: http://reusability.org/read/chapters/hodgins.doc. Acesso em: 20 dez. 2020.
KEEN, A. O culto do amador: como blogs, MySpace, Youtube e a pirataria digital estão destruindo nossa economia, cultura e valores. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34 Letras, 2008. Disponível em: https://aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/426324/mod_folder/content/0/Obrigat%C3%B3rio/TXT_06_LEVY.pdf?forcedownload=1. Acesso em: 1 dez. 2020.
LIMA, I. S. L. de et al. Criando interfaces para objetos de aprendizagem. In: BRASIL. Ministério da Educação. Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico. Brasília: MEC, SEED, 2007. 154 p. Disponível em: http://www.fisica.ufpb.br/~romero/pdf/2007LivroOARivedSeedMec.pdf. Acesso em: 1 set. 2020.
LOMBARDI, J. C. A pesquisa em história da educação e o impacto das novas tecnologias. In: FARIA FILHO, L. M. de (org.). Arquivos, fontes e novas tecnologias: questões para a história da educação. Campinas: Autores Associados, 2000.
McGREAL, R. Learning objects: a practical definition. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning, [s. l.], sep. 2004. Disponível em: itdl.org/Journal/Sep_04/article02.htm. Acesso em: 2 jan. 2021.
MEIRELLES, L. F. T.; TAROUCO, L. M. R.; ALVES, C. V. R. Telemática aplicada a aprendizagem com mobilidade. Novas Tecnologias na Educação, [s. l.], v. 2, n. 2, nov. 2004. Disponível em: http://www.conhecer.org.br/download/cp/NOVAS%20TECNOLOGIAS/M3/leitura%20anexa%202.pdf. Acesso em: 20 dez. 2020.
MOREIRA, M. B.; CONFORTO, D. Objetos de aprendizagem: discutindo a acessibilidade e a usabilidade. In: SIMPOSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 22.; WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 17., 21-25 nov. 2011, Aracaju. Anais eletrônicos [...]. Aracaju: Sociedade Brasileira de Computação, 2011. Disponível em: http://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/1827/1589. Acesso em: 10 dez. 2020.
NASH, S. S. Learning objects, learning object repositories, and learning theory: preliminary best practices for online course. Interdisciplinary Journal of Knowledge and Learning Objects, [s. l.], v. 1, p. 217-228, 2005. Disponível em: http://ijklo.org/Volume1/v1p217-228Nash.pdf?utm_campaign=elearningindustry.com&utm_source=%2Fthe-importance-of-learning-objects-in-instructional-design-for-elearning&utm_medium=link. Acesso em: 20 dez. 2020.
OCA, A. M. M.; NISTOR, N. Non-significant intention–behavior effects in educational technology acceptance: A case of competing cognitive scripts? Computers in Human Behavior, [s. l.], v. 34, p. 333-338, may 2014. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0747563214000314. Acesso em: 20 jan. 2021.
OLIVEIRA, E. W.; SIQUEIRA, S. W. M.; BRAZ, M. H. L. B. Abordagens de Utilização de Segmentos de Objetos de Aprendizagem. Revista Brasileira de Informática na Educação, [s. l.], v. 18, n. 1, 2010. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/download/1210/1104. Acesso em: 12 dez. 2020.
OLIVEIRA, M. R. N. S. Revendo a discussão: do mito da tecnologia ao paradigma tecnológico. In: TAVARES, R. H.; GOMES, S. dos S. (org.). Sociedade, educação e redes: desafio à formação crítica. Araraquara: Junqueira & Marin, 2014. pt. 2, p. 155 - 172.
PEIXOTO, A. M. C. O Museu da Escola de Minas Gerais face aos desafios das novas tecnologias. In: FARIA FILHO, L. M. de (org.). Arquivos, fontes e novas tecnologias: questões para a história da educação. Campinas: Autores Associados, 2000. cap. 6, p. 75-88.
PINHO NETO, J. A. S. As novas tecnologias da informação e comunicação diante da transversalidade entre natureza e cultura. Culturas Midiáticas, [s. l.], ano 1, n. 1, jul./dez. 2008. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/11630/6670. Acesso em: 2 jan. 2021.
SABBATINI, M. Reflexões críticas sobre o conceito de objeto de aprendizagem aplicado ao ensino de ciências e matemática. Em Teia: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, [s. l.], v. 3, n. 3, p. 1-36, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2189/1760. Acesso em: 13 dez. 2021.
SANCHEZ, J. A.; PEREZ-LEZAMA, C.; STAROSTENKO, O. A formal specification for the collaborative development of learning objects. Procedia: Social and Behavioral Sciences, [s. l.], v. 182, p. 726-731, may 2015. Disponível em: https://reader.elsevier.com/reader/sd/pii/S1877042815030955?token=ABA676D5839BC7C8C6C95B5274D2C0F2B1D37C5F9CF0B7B4F25F4A90A082CA6E447117A464871875FD536D58E3F27ACD&originRegion=us-east-1&originCreation=20211210174254. Acesso em: 22 jan. 2021.
SILVA, H. et al. Inclusão digital e educação para a competência informacional: uma questão de ética e cidadania. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 34, n. 1, p. 28-36, jan./abr. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652005000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 5 jan. 2021.
SILVA, T. R. et al. O uso de ferramentas pedagógicas no desenvolvimento de objetos de aprendizagem. Revista de Informática Aplicada, [s. l.], v. 9, n. 1, 2013. Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_informatica_aplicada/article/download/2749/1571/8997. Acesso em: 19 dez. 2020.
VON SIMSON, O. R. de M. Memória, cultura e poder na sociedade do esquecimento: o exemplo do centro de memória da Unicamp. In: FARIA FILHO, L. M. de (org.). Arquivos, fontes e novas tecnologias: questões para a história da educação. Campinas: Autores Associados, 2000. p. 78-89.
WILEY, D. Connecting learning objects to instructional design theory: a definition, a metaphor, and a taxonomy. In: WILEY, D. (ed.). The instructional use of learning objects. [S. l.: s. n.], 2000. Disponível em: http://www.reusability.org/read/. Acesso em: 10 dez. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.