ACESSIBILIDADE E INFORMAÇÃO: a produção científica das universidades públicas brasileiras sobre acessibilidade em bibliotecas = ACCESSIBILITY AND INFORMATION: the scientific production of brazilian public universities on accessibility in libraries

Autores/as

  • Kathleen Carneiro Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Palabras clave:

Pessoas com deficiência, Biblioteconomia, Produção científica, Acessibilidade em bibliotecas, Inclusão em bibliotecas

Resumen

O acesso à informação é um direito de todos os cidadãos e, por tanto, bibliotecas devem ser espaços inclusivos para pessoas com deficiência. Buscando compreender quantitativa e qualitativamente qual a produção científica em biblioteconomia relacionada às temáticas de acessibilidade e pessoas com deficiência em bibliotecas, foi feita pesquisa em repositórios institucionais de quatro universidades federais da região Sudeste do Brasil. Percebeu-se que há produção significativa nas universidades do Espírito Santo e de São Paulo, quando comparadas às federais de Minas Gerais e Rio de Janeiro analisadas. Porém, há grande dispersão nos repositórios, sendo que alguns apresentaram resultados relativos a outras áreas do conhecimento. Na pesquisa qualitativa, foi possível apurar que grande parte da produção se concentra nas seguintes temáticas: bibliotecas universitárias, bibliotecas escolares e mercado de trabalho, capacitação e competências do profissional bibliotecário. Em um país com pouca acessibilidade em bibliotecas, se faz necessário produzir conhecimentos e discutir a inclusão, uma vez que a ciência tem grande impacto na realidade em que vivemos. É preciso que haja uma mudança de mentalidade dos profissionais, pesquisadores e da sociedade civil para que os direitos à participação ativa e ao acesso à informação sejam garantidos às pessoas com deficiência.

Palavras-chave: Pessoas com deficiência. Biblioteconomia. Produção científica. Acessibilidade em bibliotecas. Inclusão em bibliotecas.

Abstract

Access to information is a right of all citizens and, therefore, libraries must be inclusive spaces for people with disabilities. Seeking to understand quantitatively and qualitatively which scientific production in librarianship is related to accessibility and people with disabilities in libraries, research was carried out in institutional repositories of four federal universities in the Southeast of Brazil. It was noticed that there is significant production in the universities of Espírito Santo and São Paulo, when compared to the federal ones of Minas Gerais and Rio de Janeiro analyzed. However, there is great dispersion in the repositories, with some showing results related to other areas of knowledge. In qualitative research, it was possible to ascertain that a large part of the production is concentrated on the following themes: university libraries, school libraries and the labor market, training and skills of the professional librarian. In a country with poor accessibility in libraries, it is necessary to produce knowledge and discuss the inclusion, since science has great impact on the reality in which we live. There needs to be a change in the mentality of professionals, researchers and civil society so that the rights to active participation and access to information are guaranteed to people with disabilities.

Keywords: People with disabilities. Librarianship. Scientific production. Accessibility in libraries. Inclusion in libraries.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kathleen Carneiro, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)


Citas

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.

CRB-6. Ufop inaugura sala de acessibilidade. Belo Horizonte: CRB-6, 2015. Disponível em: http://blog.crb6.org.br/artigos-materias-e-entrevistas/ufop-inaugura-sala-de-acessibilidade/. Acesso em: 1 jul. 2019.

FERRAZ, Marina Nogueira. O papel das bibliotecas públicas no século XXI e o caso da Superintendência de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.19, número especial, p. 18-30, out./dez. 2014.

SANTA ANNA, JORGE. A biblioteca universitária e sua intervenção no contexto social: fomentando práticas multifuncionais. RICI: Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 11, n. 2, p. 499-469, maio/ago. 2018.

VIMIEIRO, Ana Carolina; MAIA, Rousiley Celi Moreira. Enquadramentos de mídia e o processo de aprendizado social: transformações na cultura pública sobre o tema da deficiência de 1960 a 2008. E-Compós, Brasília, DF, v. 14, n. 1, p. 1-22, jan./abr. 2011.

WAETE, R. Z.; MOURA, M. A.; MANGUE, M. V. Acesso livre à informação científica em países em desenvolvimento: o caso dos repositórios “saber” (Moçambique) e digital da UFMG (Brasil). Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, [s. l.], v. 17, núm. esp., p. 195-210, 2012.

Publicado

2020-12-14

Cómo citar

CARNEIRO, Kathleen.
ACESSIBILIDADE E INFORMAÇÃO: a produção científica das universidades públicas brasileiras sobre acessibilidade em bibliotecas = ACCESSIBILITY AND INFORMATION: the scientific production of brazilian public universities on accessibility in libraries
. Revista Bibliomar, v. 19, n. 2, p. 25–36, 14 dic. 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/14738. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos