A LOOK AT TECHNOLOGICAL INNOVATION
an analysis at the education Center Nelson Serejo de Carvalho
DOI:
https://doi.org/10.18764/2526-6160v21n2.2022.12Keywords:
Digital technologies, school management, teacherAbstract
Faced with the new challenges that technology proposes, managers and teachers are faced with this modernity and try together to bring these formats to the school environment. The general objective of this research is to analyze how managers and teachers have made use of digital technologies at the Centro de Ensino Nelson Serejo de Carvalho. The specific objectives are: to demonstrate how teachers insert TDIC in their teaching methodologies and to highlight the importance of encouraging managers to teach teachers about the use of digital technologies in the classroom. With regard to methodological aspects, a bibliographical research was initially carried out, in which we highlight the studies of Moran (2000), Corrêa (2010), Serra (2020), among others. We opted for a qualitative approach, for data collection a field research was carried out at the school locus of the study, where the interview was used as a research instrument,this was carried out with the managers, the teachers of Textual Production and the students. The results show that encouraging managers is essential for the entire
educational process involving digital technologies. Thus, this research contributes to the continued use of DICT in the educational universe.
Downloads
References
ALMEIDA, Elizabeth Bianconcini de; PRADO, Elizabette B. Brito. Integração tecnológica, linguagem e representação. In: Integração de Tecnologias, Linguagens e Representações. TV Escola. Boletim 5. MEC.2005.
ANTÔNIO, José Carlos. Uso pedagógico do telefone móvel (Celular), Professor Digital. SBO, 13 jan. 2010.
CORRÊA, R. S. As formações dos supervisores educacionais do Rio de Janeiro: perfis, competências e ações. Dissertação (Mestrado). Univ do Estadual do RJ, Faculdade de Educação, 2010.
CORTÊS, H. A importância da tecnologia na formação de professores. Revista Mundo Jovem. Porto Alegre, n. 394, p. 18, mar. 2009.
FERREIRA FILHO, Luciano Nery. O uso das tecnologias da comunicação e da informação pelos professores da rede pública estadual do estado do Ceará. Dissertação de Mestrado em Gestão e Avaliação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2012.
GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e culturas políticas: impactos sobre associativismo do terceiro setor, 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, p. 133, 2000.
PORTO, Tânia Maria Esperon. As tecnologias de comunicação e informação na escola: relações possíveis... relações construídas. Revista brasileira da educação, v.11, n. 31, jan./abr. 2006.
SERRA, Ilka Marcia R. de Souza; ARAÚJO Eliza Flora Muniz. A EAD chegando ao campo: análise do curso de especialização em educação do campo, na modalidade a distância, mediado pelo núcleo de tecnologias para educação - Uemanet. 2013. III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning. Disponível em: http://lead.uab.pt/OCS/ index.php/ CLB/club/paper/viewFile/300/57. Acesso em: 18 set. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.