Formação dos bibliotecários para mediação da leitura nas bibliotecas escolares brasileiras

Autores

Palavras-chave:

bibliotecário escolar; mediação da leitura; formação profissional; biblioteca escolar; competências profissionais.

Resumo

Este estudo discute a formação do bibliotecário como mediador da leitura nas bibliotecas escolares brasileiras, com base em uma revisão de literatura entre os anos de 2014 a 2022. A pesquisa analisa a importância do bibliotecário como agente educador, responsável por promover o acesso à informação, o incentivo à leitura e a mediação entre o leitor e o acervo. A mediação da leitura é entendida como um processo essencial para o desenvolvimento intelectual, social e crítico dos estudantes, destacando a biblioteca escolar como espaço ativo de aprendizagem. A ausência de profissionais qualificados, infraestrutura inadequada e falta de políticas públicas eficazes são apontadas como os principais desafios. O estudo conclui que a atuação do bibliotecário requer competências pedagógicas, tecnológicas e interdisciplinares, sendo sua formação contínua fundamental para o fortalecimento do papel das bibliotecas escolares no processo educacional brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, F. F. Mediação e leitura na biblioteca escolar: estudo de casos múltiplos. 2019. 125 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) — Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/VAFA-BE5HSH. Acesso em: 30 maio 2025.

AMORIM, M. L. M. C. A biblioteca escolar: leitura e transformação. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 2, n. 1, p. 106-124, 1 ago. 2013. Disponível em: https://revistas.usp.br/berev/article/view/106591. Acesso em: 31 jul. 2025.

BARI, V. A.; BISPO, I. C. G.; SANTOS, M. L. A biblioteca escolar como espaço de lazer cultural e formação do leitor. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, São Cristóvão, v. 1, n. 2, p. 49-56, 9 nov. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/conci/article/view/10211. Acesso em: 31 jul. 2025.

BELLUZZO, R. C. B. As competências do profissional da informação nas organizações contemporâneas. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 58-73, jan./jun. 2011. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/180. Acesso em: 31 jul. 2025.

BICHERI, A. L. A. O.; ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Bibliotecário escolar: um mediador de leitura. Biblioteca escolar em revista, Ribeirão Preto, v. 2, n. 1, p. 41-54, 1 ago. 2013. Disponível em: https://revistas.usp.br/berev/article/view/106585. Acesso em: 31 jul. 2025.

BORTOLIN, S. Mediação oral literária: a voz dos bibliotecários lendo ou narrando. 2010. 232 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) — Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, 2010. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/handle/11449/103349?mode=simple. Acesso em: 31 jul. 2025.

BORTOLIN, S.; ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Bibliotecário: um essencial mediador de leitura. In: OLIVEIRA, M. C.; SANTOS, S. M. (org.). Biblioteca escolar e práticas educativas: o mediador em formação. Campinas: Mercado de Letras, 2009. p. 205-218.

BORTOLIN, S.; SANTOS NETO, J. A. Mediação oral da informação: a visibilidade dos mediadores da Ciência da Informação. In: BORTOLIN, S.; SANTOS NETO, J. A.; SILVA, R. J. Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN, 2015. p. 33- 58.

CAMILLO, E. V. V.; CASTRO FILHO, C. C. O bibliotecário e a administração burocrática na escola: olhares sobre o Projeto Político-Pedagógico e a atuação profissional. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 3, p. 677–700, 7 ago. 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/84700. Acesso em: 31 jul. 2025.

CAMPELLO, B. S. et al. A Biblioteca Escolar: temas para uma prática pedagógica. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

CAMPELLO, B. S. Letramento informacional: função educativa do bibliotecário na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

CAVALCANTE, L. E.; RASTELI, A. A competência em informação e o bibliotecário mediador da leitura em biblioteca pública. Encontros Bibli: revista eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Santa Catarina, v. 18, n. 36, p. 157-179, 17 abr. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2013v18n36p157. Acesso em: 31 jul. 2025.

CORRÊA, E. C. D. et al. Bibliotecário escolar: um educador? Revista ACB, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 107-123, 28 ago. 2005. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/379. Acesso em: 31 jul. 2025.

FARIAS, M. G. G. Mediação e competência em informação: proposições para a construção de um perfil de bibliotecário protagonista. InCID, Ribeirão Preto, v. 6, n. 2, p. 106-125, 2 out. 2015. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/101368. Acesso em: 31 jul. 2025.

FIORAVANTE, E.; CUNHA, M. V. As competências do bibliotecário em uma rede de bibliotecas escolares para o estado de Santa Catarina, Brasil. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 30, n. 2, p. 61–79, 19 mar. 2021. Disponível em: https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/58214. Acesso em: 31 jul. 2025.

FURTADO, C. C. Bibliotecas escolares e web 2.0: revisão da literatura sobre Brasil e Portugal. Em Questão, Porto Alegre, v. 15, n. 2, p. 135-150, 10 mar. 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/10888. Acesso em: 31 jul. 2025.

FUSATTO, M. P.; SILVA, M. R. As bibliotecas infantis e os bibliotecários: afinando competências. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 3, n. 1, p. 51-72, 9 set. 2014. Disponível em: https://revistas.usp.br/berev/article/view/106604. Acesso em: 31 jul. 2025.

GASQUE, K. Letramento Informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: Editora FCI/UnB, 2012. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13025. Acesso em: 19 abr. 2025.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Diretrizes da IFLA para a biblioteca escolar. 2. ed. rev. [S. l.]: The Hague, 2005. Disponível em: https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/assets/school-libraries-resource-centers/publications/school-library-guidelines/school-library-guidelines-pt_br.pdf. Acesso em: 19 abr. 2025.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Manifesto da Biblioteca Escolar da IFLA-UNESCO 2025. Disponível em: https://repository.ifla.org/items/c9f90a1b-dcb7-4c16-a11c-30b53b7b333d. Acesso em: 27 nov. 2025.

MARTINS, S.; KARPINSKI, C. Interdisciplinaridade e formação do bibliotecário para atuação em Bibliotecas Escolares. Informação & Informação, Londrina, v. 23, n. 1, p. 424-449, 17 dez. 2018. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/24399. Acesso em: 31 jul. 2025.

MATA, M. L.; DOS SANTOS, C. A.; PACHECO, C. G. A função educadora do bibliotecário na perspectiva da mediação da informação no âmbito da biblioteca escolar. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 1-18, 30 ago. 2022. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1849. Acesso em: 19 abr. 2025.

MENDES, T. S.; SOUSA, M. I. A. A contribuição da biblioteca escolar para a formação do estudante e o desenvolvimento do hábito da leitura. Revista Bibliomar, São Luís, v. 15, n. 1/2, p. 16-30, 2 abr. 2017. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/6616. Acesso em: 30 maio 2025.

NEVES, B. C.; SAMPAIO, D. B.; RODRIGUES, Q. Bibliotecas escolares e tecnologias digitais: uma análise bibliográfica. P2P & INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 146-165, fev. 2021. Disponível em: https://brapci.inf.br/v/147658. Acesso em: 27 nov. 2025.

NOGUEIRA, C. R. Mediação da leitura e da informação nas bibliotecas escolares estaduais de Juazeiro do Norte–CE. Folha de Rosto, Juazeiro, v. 6, n. 3, p. 157- 158, 22 nov. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/638. Acesso em: 31 jul. 2025.

NOGUEIRA, C. R.; SILVA, J. L. C. Dos Caminhos e Descaminhos da Biblioteca Escolar: reflexões e perspectivas de atuação no âmbito da mediação da leitura e formação de leitores. Folha de Rosto, Juazeiro, v. 2, n. especial, p. 22-30, 13 dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/146. Acesso em: 31 jul. 2025.

NUNES, M. S. C.; SANTOS, F. O. Mediação da leitura na biblioteca escolar: práticas e fazeres na formação de leitores. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 25, p. 3-28, 14 jul. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/24116. Acesso em: 31 jul. 2025.

OLIVEIRA, T. P. R.; COSTA, M. F. O.; PINTO, V. B. Competência em informação no âmbito da biblioteca escolar. BIBLOS, Rio Grande, v. 36, n. 1, p. 206-218, 12 set. 2022. Disponível em: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11101. Acesso em: 31 jul. 2025.

PAJEÚ, H. M.; ALMEIDA, A. H. F de. A mediação cultural na biblioteca escolar e o bibliotecário info educador. RDBCI, Campinas, v. 18, p. 1-17, 2 out. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rdbci/a/KZrgC78vK7QkBH5MQSgVBjs/abstract/?lang=pt. Acesso em: 31 jul. 2025.

PEREIRA, I. S. A biblioteca escolar sob o olhar da comunidade. BiblioCanto, Natal, v. 2, n. 1, p. 35-56, 27 dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/9530. Acesso em: 31 jul. 2025.

RIBEIRO, M. S. P. Desenvolvimento de coleção na biblioteca escolar: uma contribuição à formação crítica sócio-cultural do educando. Transinformação, Campinas, v. 6, n.1/3, p. 60-73, 25 nov. 1994. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/1640. Acesso em: 31 jul. 2025.

SANCHES NETO, M. Desordenar uma biblioteca: comércio & industria da leitura na escola. Blog Tudo sobre Leitura. 13 maio 2011. Disponível em: https://tudosobreleitura.blogspot.com/2011/05/desordenar-uma-biblioteca-comercio.html. Acesso em: 31 jul. 2025.

SANTANA, R. F.; PAIVA, E. B. Práticas de leitura na biblioteca escolar: relato de pesquisa. Biblionline, João Pessoa, v. 13, n. especial, p. 10-16, 28 mar. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/biblio/article/view/38581. Acesso em: 31 jul. 2025.

SANTOS, F. M. F. C. Trilhou: uma aventura gamificada com Maria Livrão no universo da pesquisa escolar no ensino fundamental I. 2021. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021. Disponível em: https://ri.ufs.br/handle/riufs/14868. Acesso em: 27 nov. 2025.

SILVA, A. J. M.; ALENCAR, A. Q.; BERNARDINO, M. C. R. Biblioteca Escolar e Mediação da Leitura: estudo sobre a importância da contação de história para a formação do leitor. Folha de Rosto, Juazeiro, v. 3, n. especial, p. 36-44, 22 dez. 2017. Disponível em: https://cip.brapci.inf.br//download/39231. Acesso em: 31 jul. 2025.

SILVA, A. J. M. Mediação no contexto da biblioteca escolar: um estudo realizado em colégios particulares de Crato e Juazeiro do Norte na região do Cariri cearense. Folha de Rosto, Juazeiro, v. 7, n. 3, p. 291-292, 9 jan. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/824. Acesso em: 31 jul. 2025.

SILVA, J. L. C.; SILVA, A. S. R. A mediação da informação como prática pedagógica no contexto da biblioteca escolar: algumas considerações. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 1, n. 2, p. 1-30, 10 jan. 2013. Disponível em: https://revistas.usp.br/berev/article/view/106561. Acesso em: 31 jul. 2025.

SILVA, M. R. Resenha da obra leitura: mediação e mediador, de Maria Helena T. C. de Barros, Sueli Bortolin e Rovilson José da Silva. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 1, n. 1, p. 74-78, 2012. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1721/1472. Acesso em: 31 jul. 2025.

SILVA, R. J. Formar leitores na escola: o projeto pedagógico, a biblioteca escolar e a mediação. Informação & Informação, Londrina, v. 20, n. 3, 487–506, 21 set./dez. 2015. Disponível em https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n3p487. Acesso em: 31 jul. 2025.

SOARES, L. V. O.; LUCE, B. F.; ESTABEL, L. B. A implementação da alfabetização midiática e informacional pelo bibliotecário no âmbito das bibliotecas escolares. Ciência da informação, Brasília, DF, v. 51, n. 3, p.159-172, set./dez. 2022. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/254999. Acesso em: 31 jul.2025.

Downloads

Publicado

2025-12-04

Como Citar

NUNES, Martha Suzana Cabral; SANDES, Nilza Maria Lima Lino.
Formação dos bibliotecários para mediação da leitura nas bibliotecas escolares brasileiras
. Revista Bibliomar, v. 24, n. 2, p. 1–22, 4 Dez 2025 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/26770. Acesso em: 5 dez 2025.