Formação dos bibliotecários para mediação da leitura nas bibliotecas escolares brasileiras
Palavras-chave:
bibliotecário escolar; mediação da leitura; formação profissional; biblioteca escolar; competências profissionais.Resumo
Este estudo discute a formação do bibliotecário como mediador da leitura nas bibliotecas escolares brasileiras, com base em uma revisão de literatura entre os anos de 2014 a 2022. A pesquisa analisa a importância do bibliotecário como agente educador, responsável por promover o acesso à informação, o incentivo à leitura e a mediação entre o leitor e o acervo. A mediação da leitura é entendida como um processo essencial para o desenvolvimento intelectual, social e crítico dos estudantes, destacando a biblioteca escolar como espaço ativo de aprendizagem. A ausência de profissionais qualificados, infraestrutura inadequada e falta de políticas públicas eficazes são apontadas como os principais desafios. O estudo conclui que a atuação do bibliotecário requer competências pedagógicas, tecnológicas e interdisciplinares, sendo sua formação contínua fundamental para o fortalecimento do papel das bibliotecas escolares no processo educacional brasileiro.
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