AÇÕES DE MARKETING PARA INTRODUÇÃO DE UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

no contexto da Ciência da Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2526-6160v22n2.2023.16

Palavras-chave:

Ações de marketing, revista científica, Ciência da Informação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar as soluções e encaminhamentos em marketing desenvolvidos na introdução de uma revista de divulgação científica universitária em Ciência da Informação. No percurso teórico apresenta a
compreensão de Marketing e Ciclo de vida de produtos e serviços. Nos procedimentos metodológicos, descreve aspectos do relato de experiência, utilizando da pesquisa ação. Como resultado, apresenta onze ações de marketing desenvolvidas. Nas considerações finais, aponta que as ações planejadas e apresentadas foram práticas
possíveis considerando as condições e recursos disponíveis, e que para melhorá-las é importante o apoio de patrocinadores e financiadores. 

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Biografia do Autor

Pedro Ivo Silveira Andretta, Universidade Federal de Rondônia

Professor adjunto do Departamento Acadêmico de Ciência da Informação da Universidade Federal de Rondônia. Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo. Mestre em Linguística, Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos. líder do LABCI – Laboratório Aberto Contexto e recém concluiu o estágio pós doutoral na Universidade Federal da Paraíba. Graduado em Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Guilherme Ataíde Dias, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1990), Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (2010), Mestre em Organization & Management pela Central Connecticut State University (1995), Doutor em Ciência da Informação (Ciências da Comunicação) pela Universidade de São Paulo  (2003) e Pós-Doutor pela UNESP (2011). Atualmente é professor Titular na Universidade Federal da Paraíba, lotado no Departamento de Ciência da Informação. Está envolvido com a Pós-Graduação através do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e Programa de Pós-Graduação em Administração, ambos da Universidade Federal da Paraíba.

Isa Maria Freire, Universidade Federal da Paraíba

Mestre e doutora em Ciência da Informação pelo convênio entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com habilitação em Antropologia e Sociologia. Atuou como professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. É lider do Laboratório de Tecnologias Intelectuais – LTi.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

ANDRETTA, Pedro Ivo Silveira; DIAS, Guilherme Ataíde; FREIRE, Isa Maria.
AÇÕES DE MARKETING PARA INTRODUÇÃO DE UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: no contexto da Ciência da Informação
. Revista Bibliomar, v. 22, n. 2, p. 159–177, 21 Dez 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/21891. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos