A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO
uma análise à luz do conceito de interdisciplinaridade
DOI:
https://doi.org/10.18764/2526-6160v21n2.2022.19Palavras-chave:
profissional da informação, interdisciplinaridade, formação, Ciência da InformaçãoResumo
O presente artigo aborda o surgimento de novas disciplinas relacionadas ao avanço da ciência, a consequente especialização do saber e a desfragmentação do conhecimento pela interdisciplinaridade. Tem como objetivo conhecer e identificar os autores que desenvolvem pesquisas sobre a formação do profissional da informação nas áreas que dialogam com a Ciência da Informação, a Biblioteconomia, a Arquivologia e a Museologia, verificando, entre outros aspectos, suas origens de formação e realizar uma análise das publicações da área no período de 2010-2020. Como metodologia, utiliza-se da pesquisa bibliográfica, com abordagem teórico analítica dos artigos indexados na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI) abrangendo 2010 a 2020, sustentada por categorias pré-definidas durante o processo de busca. Conclui que a produção intelectual analisada indica que seus autores têm uma formação marcada pela diversidade e multiplicidade de origens acadêmicas, além de salientar a importância de integração e da prática interdisciplinar entre as áreas mencionadas como a Arquivologia, a Biblioteconomia, a Ciência da Informação e a necessidade de ampliar essas interações.
Downloads
Referências
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Profissional da informação: entre o espírito e a produção. In: VALENTIM, Marta Lígia Pomim et al (orgs.). Profissionais da informação: formação, perfil e atuação profissional. São Paulo: Polis, 2002.
CADERNOS BAD. Site da revista Cadernos BAD. Braga, Portugal, Universidade do Minho, 2021, Disponível em: https://openaccess.sdum.uminho.pt/?tag=cadernos-bad. Acesso em 18 fev. 2022.
CUNHA, Miriam Vieira da; CRIVELLARI, Helena Maria Tarchi. O mundo do trabalho na sociedade do conhecimento e os paradoxos das profissões da informação. In: VALENTIM, Marta Lígia Pomim (coord.). Formação do profissional da informação. São Paulo: Polis, 2002.
CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2008.
DIAS, Eduardo Wense. Biblioteconomia e ciência da informação: natureza e relações. Perspect. cienc. inf., Belo Horizonte, v. 5, n. especial, p. 67 - 80, jan./jun., 2000. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/556/338. Acesso em: 28 abr. 2022.
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
LE COADIC, Yves-François. A ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos, 1996.
LIMA, Eliane Bezerra, et.al. Profissionais da informação: conceitos, competências e mercado de trabalho. 23 a 27 de outubro de 2017 – Marília – SP. XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO – ENANCIB 2017. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/105233. Acesso em: 28 fev. 2022.
MARTINS, Ana Carolina de Melo. et al. Biblioteconomia e Ciência da Informação: uma análise paradigmática em bibliotecas públicas. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 21, n. 3, p. 607-626, ago./nov., 2016.
ORTEGA, Cristina Dotta. A Documentação como origem e base fértil para a fundamentação da Ciência da Informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ENANCIB), 8., 2007, Salvador. Anais [...] Salvador. Disponível em: http://www.brapci.ufpr.br/download.php?dd0=9676. Acesso em: 28 fev.2022
PINHEIRO, Lena Vânia Ribeiro. Campo interdisciplinar da ciência da Informação: fronteiras remotas e recentes. In: PINHEIRO, Lena Vânia Ribeiro (Org.). Ciência da Informação, Ciências Sociais e interdisciplinaridade. Brasília; Rio de Janeiro: IBICT/DDI/DEP, 1999. p.155-182.
POMBO, Olga. Epistemologia da interdisciplinaridade. Revista do Centro de Educação e Letras, Foz do Iguaçu, v. 10. n.1, p. 09-40. 2008.
SANTA ANNA, Jorge. Relações paradigmáticas entre Arquivologia e Ciência da Informação: a vivência prática de um arquivo. Biblios [online]. n.72, p.51-66, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5195/biblios.2018.506. Acesso em: 28 fev. 2022.
SMIT, Johanna W.; BARRETO, Aldo de Albuquerque. Ciência da Informação: base conceitual para a formação do profissional. In: VALENTIM, Marta Lígia Pomim (coord.). Formação do profissional da informação. São Paulo: Polis, 2002.
RENDÓN ROJAS, Miguel Angel. Hacia un nuevo paradigma em bibliotecología. Transinformação, Campinas, SP, v. 8, n. 3, 1996. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/22759. Acesso em: 04 jun. 2022.
RODRIGUES, Mara Eliane Fonseca. A Biblioteconomia e a Ciência da Informação na transição de paradigmas. In: RODRIGUES, Mara Eliane Fonseca. O paradigma emergente e a abordagem do ensino com pesquisa: uma proposta de ressignificação para o ensino de Biblioteconomia e Ciência da Informação no Brasil. (Tese de doutorado), Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2008.
SANTOS, Ana Paula Lima dos. Relações interdisciplinares entre a Ciência da Informação e a Biblioteconomia: limites e possibilidades. (Dissertação de mestrado), Niterói: Departamento de Ciência da Informação da UFF, 2012. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/bitstream/handle/1/10323/Ana_Santos.pdf?sequence=1. Acesso em: 28 abr. 2022.
SARACEVIC, Tekfo. Ciência da Informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/235. Acesso em: 28 fev. 2022.
SILVA, Fabiano Couto Corrêa da. O que é ser um bibliotecário hoje. In: SILVA, Fabiano Couto Corrêa da (Org.) O perfil das novas competências na atuação bibliotecária. Florianópolis, SC. Rocha Gráfica e Editora Ltda, 2020.
SILVEIRA, Fabrício José Nascimento da. O bibliotecário como agente histórico: do “humanista” ao “Moderno Profissional da Informação”. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.18, n.3, p. 83-94, set./dez. 2008.Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/1873. Acesso em: 28 fev. 2022.
VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Formação: competências e habilidades do profissional da informação. In: VALENTIM, Marta Lígia Pomim (coord.). Formação do profissional da informação. São Paulo: Polis, 2002.
TARGINO, Maria das Graças. Quem é o profissional da informação? Transinformação, Campinas, v. 12, n. 2, p. 61-69, jul./dez. 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.