UM OLHAR PARA A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

uma análise no Centro de Ensino Nelson Serejo de Carvalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2526-6160v21n2.2022.12

Palavras-chave:

tecnologias digitais, gestão escolar, professor

Resumo

Diante dos novos desafios que a tecnologia nos propõe, gestores e professores se deparam com essa modernidade e tentam junto levar para o ambiente escolar esses formatos. O objetivo geral desta pesquisa é analisar como gestores e professores têm feito uso das tecnologias digitais no Centro de Ensino Nelson Serejo de Carvalho. Já os objetivos específicos são: demonstrar como os professores inserem as TDIC em suas metodologias de ensino e destacar a importância do incentivo dos gestores aos professores quanto ao uso das tecnologias digitais em sala de aula. No que se refere aos aspectos metodológicos, foi realizada inicialmente uma pesquisa bibliográfica, na qual destacamos os estudos de Moran (2000), Corrêa (2010), Serra (2020), entre outros. Optou-se por uma abordagem qualitativa, para a coleta dos dados foi realizada uma pesquisa de campo na escola lócus do estudo, onde se utilizou como instrumento de pesquisa a entrevista, essa foi feita realizada com os gestores, os professores de Produção Textual e os alunos. Os resultados mostram que o incentivo dos gestores é essencial para todo o processo educacional que envolve tecnologias digitais. Assim, esta pesquisa colabora para a contínua utilização do uso das TDIC no universo educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreza Luana da Silva Barros, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em licenciatura em Letras Língua Portuguesa e suas literaturas. Mestra em Letras Linguística pela Universidade Federal do Maranhão. Professora substituta do Curso de Letras da Universidade Estadual do Maranhão, campus Zé Doca. 

Cleudivan Costa Soeiro, Universidade Federal do Piauí

Graduado em licenciatura em Letras Língua portuguesa e suas literaturas. Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Piauí. Professor da educação básica do Centro de Ensino Nelson Serejo de Carvalho - CEMA no município de Zé Doca. 

Referências

ALMEIDA, Elizabeth Bianconcini de; PRADO, Elizabette B. Brito. Integração tecnológica, linguagem e representação. In: Integração de Tecnologias, Linguagens e Representações. TV Escola. Boletim 5. MEC.2005.

ANTÔNIO, José Carlos. Uso pedagógico do telefone móvel (Celular), Professor Digital. SBO, 13 jan. 2010.

CORRÊA, R. S. As formações dos supervisores educacionais do Rio de Janeiro: perfis, competências e ações. Dissertação (Mestrado). Univ do Estadual do RJ, Faculdade de Educação, 2010.

CORTÊS, H. A importância da tecnologia na formação de professores. Revista Mundo Jovem. Porto Alegre, n. 394, p. 18, mar. 2009.

FERREIRA FILHO, Luciano Nery. O uso das tecnologias da comunicação e da informação pelos professores da rede pública estadual do estado do Ceará. Dissertação de Mestrado em Gestão e Avaliação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2012.

GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e culturas políticas: impactos sobre associativismo do terceiro setor, 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, p. 133, 2000.

PORTO, Tânia Maria Esperon. As tecnologias de comunicação e informação na escola: relações possíveis... relações construídas. Revista brasileira da educação, v.11, n. 31, jan./abr. 2006.

SERRA, Ilka Marcia R. de Souza; ARAÚJO Eliza Flora Muniz. A EAD chegando ao campo: análise do curso de especialização em educação do campo, na modalidade a distância, mediado pelo núcleo de tecnologias para educação - Uemanet. 2013. III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning. Disponível em: http://lead.uab.pt/OCS/ index.php/ CLB/club/paper/viewFile/300/57. Acesso em: 18 set. 2020.

Downloads

Publicado

2022-12-21

Como Citar

BARROS, Andreza Luana da Silva; SOEIRO, Cleudivan Costa.
UM OLHAR PARA A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: uma análise no Centro de Ensino Nelson Serejo de Carvalho
. Revista Bibliomar, v. 21, n. 2, p. 11–22, 21 Dez 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos