Modelos de ensino na Educação e estratégias utilizadas em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n28.2022.9Parole chiave:
Educação brasileira, Tecnologia, Tempos de Pandemia, BNCCAbstract
Observa-se que a educação em sua história, passou por diversas mudanças e transições. Nos últimos anos a intenção é transformar a educação, encontrando um objetivo comum para toda a nação brasileira, trazendo contigo a intencionalidade de abranger diversas competências essenciais e habilidades a serem desenvolvidas e estimuladas nos sujeitos envolvidos. Logo, foi necessário a construção de um documento norteador para toda a educação nacional, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Assim, prevendo grandes mudanças de ações e uma diversidade de modos de transmitir o conhecimento aos alunos, bem como os educadores em formação e em constante aprendizado, desenvolvendo habilidades para alcançar os objetivos de seu trabalho. Entretanto, tivemos a partir do ano de 2020 a pandemia da COVID-19 em nível mundial, alterando o modo de viver de todos e impactando na educação. O artigo teve como objetivo central compreender as ações e modelos de ensino, utilizados na educação, baseados em alcançar as habilidades essenciais das práticas educativas, compreendendo as competências encontradas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nas Práticas Educativas e Segurança Humana, sendo compreendido pela comunidade escolar, famílias e professores. Com isso, as ações conquistadas concluíram e alcançaram as habilidades essenciais para o conhecimento e aprendizado para cada faixa etária e/ou ano de ensino, em suas práticas pedagógicas, mesmo em tempo de pandemia.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia Geral e Brasil. São Paulo: Moderna, 2012.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação. São Paulo: Moderna, 1996.
BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. Campinas: Autores Associados, 1999.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. BRASIL.
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Disponível em: <http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf> Acesso em: 05 out. 2020.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dez. de 1996. Dispõe sobre as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em 24 set. 2020.
CONSTITUIÇÃO24. Planalto.gov.br. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao24.htm>. Acesso em: 2 Abr. 2021.
CORTELAZZO, Iolanda Bueno d. Prática pedagógica, aprendizagem e avaliação em Educação a Distância. Curitiba: Ibpex, 2010
FUNDAÇÃO LEMANN. Ensino híbrido é destaque na plataforma Aprendendo Sempre - Release - Fundação Lemann. Disponível em: <https://fundacaolemann.org.br/releases/ensino-hibrido-e-destaque-na-plataforma-aprendendo-sempre?gclid=Cj0KCQjwnueFBhChARIsAPu3YkS6PYX_xXUmz5Y-JTt18LSvqQKoofLIzDoWFXYHV7niAGB62H38_yMaAjFjEALw_wcB>. Acesso em: 04 jun. 2021.
FUNDAÇÃO LEMANN. Apoio ao ensino remoto em tempos de Covid-19 - Notícia - Fundação Lemann. Disponível em: <https://fundacaolemann.org.br/noticias/apoio-ao-ensino-remoto-em-tempos-de-covid-19?gclid=Cj0KCQjwnueFBhChARIsAPu3YkTsRESjTxHwBB2bGW-G8DaJ6BIJ7AneXuCFTQyFa84uJdSQuU8gymAaArRdEALw_wcB>. Acesso em: 04 jun. 2021.
GADOTTI, Moacir. História das ideias Pedagógicas. 8° ed. São Paulo: Editora Ática, 2003.
GIL, Antônio C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5 ed. São Paulo: Atlas S.A. 1999.
LIM-15-10-1827. Planalto.gov.br. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lim/LIM..-15-10-1827.htm>. Acesso em: 02 abr. 2021.
MOORE, Michael G, KEARSLEY, Greg. Educação a distância: Sistema de aprendizagem on-line. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
MORAES, Regis de. História e pensamento na Educação Brasileira. Campinas: Papirus, 1985.
OPAS. Histórico da pandemia de COVID-19 - OPAS/OMS | Organização Pan-Americana da Saúde. Disponível em: <https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19>. Acesso em: 04 jun. 2021.
ROMANElLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil. 8° ed. Petrópolis: Vozes, 1985.
SEMESP. Aulas Remotas: como ter sucesso?* – Semesp. Disponível em: <https://www.semesp.org.br/assessoria-educacional/noticias/aulas-remotas-como-ter-sucesso/>. Acesso em: 29 jun. 2021.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Cadernos Zygmunt Bauman
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Direitos autorais Cadernos Zygmunt Bauman
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.