Modelos de ensino na Educação e estratégias utilizadas em tempos de pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n28.2022.9

Palabras clave:

Educação brasileira, Tecnologia, Tempos de Pandemia, BNCC

Resumen

Observa-se que a educação em sua história, passou por diversas mudanças e transições. Nos últimos anos a intenção é transformar a educação, encontrando um objetivo comum para toda a nação brasileira, trazendo contigo a intencionalidade de abranger diversas competências essenciais e habilidades a serem desenvolvidas e estimuladas nos sujeitos envolvidos. Logo, foi necessário a construção de um documento norteador para toda a educação nacional, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Assim, prevendo grandes mudanças de ações e uma diversidade de modos de transmitir o conhecimento aos alunos, bem como os educadores em formação e em constante aprendizado, desenvolvendo habilidades para alcançar os objetivos de seu trabalho. Entretanto, tivemos a partir do ano de 2020 a pandemia da COVID-19 em nível mundial, alterando o modo de viver de todos e impactando na educação. O artigo teve como objetivo central compreender as ações e modelos de ensino, utilizados na educação, baseados em alcançar as habilidades essenciais das práticas educativas, compreendendo as competências encontradas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nas Práticas Educativas e Segurança Humana, sendo compreendido pela comunidade escolar, famílias e professores. Com isso, as ações conquistadas concluíram e alcançaram as habilidades essenciais para o conhecimento e aprendizado para cada faixa etária e/ou ano de ensino, em suas práticas pedagógicas, mesmo em tempo de pandemia.

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tatiana Nádia dos Reis Raimundo, Unifebe

Graduada em Pedagogia (UNIPINHAL). Especialista em Educação e Segurança Humana (UNIFEBE). Bolsista do Curso Direcionado de Especialização em Educação e Segurança Humana do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina, com recursos do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior – UNIEDU/FUMDES. 

Everaldo da Silva, Centro Universitário de Brusque

Cientista Social (FURB). Graduado em Processos Gerenciais (METODISTA). Mestre em Desenvolvimento Regional (FURB). Doutor em Sociologia Política. (UFSC). 

Citas

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia Geral e Brasil. São Paulo: Moderna, 2012.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação. São Paulo: Moderna, 1996.

BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. Campinas: Autores Associados, 1999.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. BRASIL.

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Disponível em: <http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf> Acesso em: 05 out. 2020.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dez. de 1996. Dispõe sobre as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em 24 set. 2020.

CONSTITUIÇÃO24. Planalto.gov.br. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao24.htm>. Acesso em: 2 Abr. 2021.

CORTELAZZO, Iolanda Bueno d. Prática pedagógica, aprendizagem e avaliação em Educação a Distância. Curitiba: Ibpex, 2010

FUNDAÇÃO LEMANN. Ensino híbrido é destaque na plataforma Aprendendo Sempre - Release - Fundação Lemann. Disponível em: <https://fundacaolemann.org.br/releases/ensino-hibrido-e-destaque-na-plataforma-aprendendo-sempre?gclid=Cj0KCQjwnueFBhChARIsAPu3YkS6PYX_xXUmz5Y-JTt18LSvqQKoofLIzDoWFXYHV7niAGB62H38_yMaAjFjEALw_wcB>. Acesso em: 04 jun. 2021.

FUNDAÇÃO LEMANN. Apoio ao ensino remoto em tempos de Covid-19 - Notícia - Fundação Lemann. Disponível em: <https://fundacaolemann.org.br/noticias/apoio-ao-ensino-remoto-em-tempos-de-covid-19?gclid=Cj0KCQjwnueFBhChARIsAPu3YkTsRESjTxHwBB2bGW-G8DaJ6BIJ7AneXuCFTQyFa84uJdSQuU8gymAaArRdEALw_wcB>. Acesso em: 04 jun. 2021.

GADOTTI, Moacir. História das ideias Pedagógicas. 8° ed. São Paulo: Editora Ática, 2003.

GIL, Antônio C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5 ed. São Paulo: Atlas S.A. 1999.

LIM-15-10-1827. Planalto.gov.br. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lim/LIM..-15-10-1827.htm>. Acesso em: 02 abr. 2021.

MOORE, Michael G, KEARSLEY, Greg. Educação a distância: Sistema de aprendizagem on-line. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

MORAES, Regis de. História e pensamento na Educação Brasileira. Campinas: Papirus, 1985.

OPAS. Histórico da pandemia de COVID-19 - OPAS/OMS | Organização Pan-Americana da Saúde. Disponível em: <https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19>. Acesso em: 04 jun. 2021.

ROMANElLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil. 8° ed. Petrópolis: Vozes, 1985.

SEMESP. Aulas Remotas: como ter sucesso?* – Semesp. Disponível em: <https://www.semesp.org.br/assessoria-educacional/noticias/aulas-remotas-como-ter-sucesso/>. Acesso em: 29 jun. 2021.

Publicado

2022-05-12

Cómo citar

Raimundo, T. N. dos R. ., & Silva, E. da. (2022). Modelos de ensino na Educação e estratégias utilizadas em tempos de pandemia. Cadernos Zygmunt Bauman, 12(28). https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n28.2022.9