Inteligência emocional e sua influência em práticas educativas

Auteurs-es

Mots-clés :

Inteligência emocional. Práticas educativas. Ensino Médio. BNCC.

Résumé

A inteligência emocional é um dos temas mais discutidos na contemporaneidade e seus estudos relacionando emoção e educação se destacam, influenciando nas práticas educativas. Este estudo teve como objetivo entender sobre a Inteligência Emocional e a sua influência nas práticas educativas, esclarecendo como ela pode ser uma aliada no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, tendo como base os estudos publicados no período de janeiro a dezembro do ano de 2019. Foram utilizadas as bases de dados Google Acadêmico e Periódicos Capes, selecionando artigos, teses e dissertações. Para a realização da pesquisa utilizou-se os seguintes descritores: inteligência emocional, BNCC e ensino médio. A Inteligência emocional é destacada no trabalho como processo contínuo para atingir as competências da BNCC. A proposta apresentada pela BNCC é de uma formação geral em oposição à formação específica. É necessário termos investigações futuras e a realização de outros estudos que relacionem as competências emocionais ou socioemocionais como possíveis soluções aos diversos problemas que afetam a escola pública.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Estela Rossetti Teixeira Silva, UNIFEBE

Graduada em Psicologia (UNICESUMAR). Mestre em Promoção da Saúde (UNICESUMAR). Especialista em Educação e Segurança Humana (UNIFEBE). Bolsista do Curso Direcionado de Especialização em Educação e Segurança Humana do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina, com recursos do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior – UNIEDU/FUMDES. E-mail: estelart_@hotmail.com

Everaldo da Silva, Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE

Cientista Social (FURB). Graduado em Processos Gerenciais (METODISTA). Mestre em Desenvolvimento Regional (FURB). Doutor em Sociologia Política. (UFSC). E-mail: prof.evesilva@gmail.com

Références

ABED, Anita. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. São Paulo: UNESCO/MEC, 2014.

ALMEIDA, Roselina Nunes de. As contribuições das emoções no processo ensino aprendizagem. 2016. Universidade Estadual do Ceará. Disponível em: http://uece.br/eventos/spcp/anais/trabalhos_completos/247-38145-28032016-203404.pdf. Acesso em: 17 jun. 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Versão Final. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 01 maio 2021.

CAMPOS, Sofia Margarida Guedes de et al . Avaliação de programa sobre identificação de emoções por alunos do ensino básico. Acta paul. enferm., São Paulo, v. 33, e-APE20190049, 2020 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002020000100407&lng=en&nrm=iso>. access on 22 July 2020. Epub Mar 23, 2020. https://doi.org/10.37689/acta-ape/2020ao0049. Acesso em: 01 maio 2021.

CURY, Camila. Inteligência emocional deve ser ensinada na escola. Direcional Escolas, 28 jun. 2017. Disponível em: http://direcionalescolas.com.br/2017/06/28/inteligencia-emocional-deve-ser-ensinada-na-escola/. Acesso em: 20 mai.2021.

FONSECA, Vitor da. Importância das emoções na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Rev. psicopedag., São Paulo , v. 33, n. 102, p. 365-384, 2016 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862016000300014&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 16 jul. 2020.

FONSECA, Dallana Carnavalho da. Educação Socioemocional no RN: diálogos sobre práticas pedagógicas pós-BNCC. Rev. Caparaó. V.1, N.2, e 11, 2019.

GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.

ORBETA, Camila Toledo; BONHOMME, Alfonso. Educación y emociones: coordenadas para una teoria vygotskiana de los afectos. Psicol. Esc. Educ., Maringá, v. 23, e193070, 2019 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100329&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 Jun. 2020.

ROSA, Aline Bastos Gomes da; CORDEIRO, Luciana Peixoto. Inteligência Emocional como Competência no Ambiente de Trabalho. Ciências Humanas. 2015. Disponível em http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/ic/article/view/1415/1187. Acesso em: 20 de mar. 2021.

TESSARO, Fernanda; LAMPERT, Claudia Daiane Trentin. Desenvolvimento da Inteligência Emocional na escola: relação de experiência. Psicol. Esc. Educ. Maringá, v. 23, e178696, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100602&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 de jun. 2020.

Téléchargements

Publié-e

2021-08-30

Comment citer

Teixeira Silva, E. R., & Silva, E. da. (2021). Inteligência emocional e sua influência em práticas educativas. Cadernos Zygmunt Bauman, 11(26). Consulté à l’adresse https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17528

Numéro

Rubrique

Perspectivas do Direito, Literatura e Educação