Inteligência emocional e sua influência em práticas educativas

Autores/as

Palabras clave:

Inteligência emocional. Práticas educativas. Ensino Médio. BNCC.

Resumen

A inteligência emocional é um dos temas mais discutidos na contemporaneidade e seus estudos relacionando emoção e educação se destacam, influenciando nas práticas educativas. Este estudo teve como objetivo entender sobre a Inteligência Emocional e a sua influência nas práticas educativas, esclarecendo como ela pode ser uma aliada no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, tendo como base os estudos publicados no período de janeiro a dezembro do ano de 2019. Foram utilizadas as bases de dados Google Acadêmico e Periódicos Capes, selecionando artigos, teses e dissertações. Para a realização da pesquisa utilizou-se os seguintes descritores: inteligência emocional, BNCC e ensino médio. A Inteligência emocional é destacada no trabalho como processo contínuo para atingir as competências da BNCC. A proposta apresentada pela BNCC é de uma formação geral em oposição à formação específica. É necessário termos investigações futuras e a realização de outros estudos que relacionem as competências emocionais ou socioemocionais como possíveis soluções aos diversos problemas que afetam a escola pública.

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Biografía del autor/a

Estela Rossetti Teixeira Silva, UNIFEBE

Graduada em Psicologia (UNICESUMAR). Mestre em Promoção da Saúde (UNICESUMAR). Especialista em Educação e Segurança Humana (UNIFEBE). Bolsista do Curso Direcionado de Especialização em Educação e Segurança Humana do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina, com recursos do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior – UNIEDU/FUMDES. E-mail: estelart_@hotmail.com

Everaldo da Silva, Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE

Cientista Social (FURB). Graduado em Processos Gerenciais (METODISTA). Mestre em Desenvolvimento Regional (FURB). Doutor em Sociologia Política. (UFSC). E-mail: prof.evesilva@gmail.com

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Publicado

2021-08-30

Cómo citar

Teixeira Silva, E. R., & Silva, E. da. (2021). Inteligência emocional e sua influência em práticas educativas. Cadernos Zygmunt Bauman, 11(26). Recuperado a partir de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17528

Número

Sección

Perspectivas do Direito, Literatura e Educação