A identidade ambiental na pós-modernidade
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-4099v13n31.2023.3Palavras-chave:
Identidade Ambiental, Pós-Modernidade, Região das HortênsiasResumo
Discussão da constituição identitária dos sujeitos que se consideram vinculados ao ambiente natural e sustentável nos contextos pós-modernos, tendo como objetivos: conhecer e compreender os conceitos de Identidade, Identidade Ambiental e suas Pedagogias Culturais; compreender de quais formas a Identidade Ambiental do sujeito se estabelece na Pós-Modernidade e como as Pedagogias Culturais auxiliam este processo; examinar como as Pedagogias Culturais influenciam na formação da Identidade; debater sobre a construção da Identidade Ambiental na Pós-Modernidade, e investigar e analisar como os Discursos Ambientais podem nos persuadir nas atitudes ecológicas. A partir de uma revisão bibliográfica da temática, foram feitas entrevistas com professores da Educação Básica na Região das Hortênsias do Rio Grande do Sul sobre suas formações e práticas educativas dirigidas às crianças e o que pretendem ensinar sobre sustentabilidade e ambientalismo, além da análise textual discursiva do conteúdo do veículo midiático Menos1Lixo. É possível afirmar, que há indícios de que os discursos presentes na mídia e na educação produzem a identidade ambiental pós-moderna, com fortes vínculos em um consumo dito sustentável, mas que também carece de questionamentos.
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