A LIQUIDEZ DOS RELACIONAMENTO NA PÓS-MODERNIDADE: o uso da ferramenta Tinder na 'Região das Hortênsias'

Autores

  • Rodrigo Koch Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Unidade Hortênsias-São Francisco de PaulaInstitut de Creativitat i Innovacions Educatives - Universitat de València
  • Lucas Brito de Barros Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Solange Carvalho de Souza Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n30.2022.36

Palavras-chave:

Relacionamentos, Tinder, Modernidade Líquida, Pós-Modernidade

Resumo

Este artigo se propõe a discutir as relações afetivas e interpessoais na contemporaneidade a partir do conceito de Modernidade Líquida de Zygmunt Bauman. Na internet, as pessoas criam perfis em plataformas de paquera e, muitas vezes, se tornam meras representações numéricas em busca de um bem-estar subjetivo. As informações pessoais e o conteúdo compartilhado tendem a ser moeda de troca e o produto a ser comercializado são sentimentos e desejos, ou seja, a própria vida dos sujeitos ali inseridos. Mas o que isso tem a ver com as relações pós-modernas? Em curto espaço de tempo, passamos de seres humanos para números e objetos. Neste sentido, com embasamento teórico, buscou-se identificar como as pessoas se vendem na imersão do universo digital. Para tanto, foi disponibilizado um formulário on-line com perguntas semiestruturadas (Google Forms), o qual contou com a participação de vinte (20) usuários e ex usuários do Tinder – um dos aplicativos de relacionamento mais usados do mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Koch, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Unidade Hortênsias-São Francisco de PaulaInstitut de Creativitat i Innovacions Educatives - Universitat de València

Pós-Doutor (Sociologia) pelo Institut Universitari de Creativitat i Innovacions Educatives de la Universitat de València, Doutor em Educação (Culturas Juvenis) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Educação (Estudos Culturais) pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), pós-graduado em Administração e Marketing Esportivo pela Universidade Gama Filho (UGF), e graduado em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Vencedor (1º lugar na classificação geral) do Prêmio Brasil de Teses e Dissertações sobre Futebol e Direitos do Torcedor - Edição 2018-2019. Pesquisador Associado do Centro Latino Americano de Estudos em Cultura - CLAEC. Professor adjunto D da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, lotado na unidade Hortênsias-São Francisco de Paula.

Lucas Brito de Barros, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Jornalista formado em Comunicação Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2013), tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e de locução. Foi bolsista da FAPERGS e trabalha, na vida acadêmica, com a temática Mídia e Religião. Especialista em Educação e Cultura pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs).

Solange Carvalho de Souza, Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Nª. Sª. da Imaculada Conceição - FAFIMC/RS (1995), Doutora em Educação em Ciências e Matemática na área de Educação Científica pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2020), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2005) e Especialista em Sociologia na área da sociedade, violência e juventude em risco pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2011). Servidora Pública Estadual no atendimento ao adolescente em cumprimento de Medida Socioeducativa na Fundação de Atendimento Socioeducativo - RS/FASE. 

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BAUMAN, Zygmunt. Amor Líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para Consumo: a transformações das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

BAUMAN, Zygmunt; LEONCINI, Thomas. Nascidos em Tempos Líquidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.

BRASIL. Censo 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pesquisa/23/22107 Acesso em: 12 de março de 2022.

GRINBERG, Emanuella. O que é ser pansexual? Especialistas explicam conceito que existe desde Freud. CNN Brasil. Junho. 2021. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/o-que-e-ser-pansexual-especialistas-explicam-conceito-que-existe-desde-freud/ Acesso em: 05 de março de 2022.

SALES, Amanda. ICQ, o que é? Origem e história do famoso aplicativo de mensagens. Segredos do Mundo: Ciência e Tecnologia. 2021. Disponível em: https://segredosdomundo.r7.com/icq/ Acesso em: 05 de março de 2022.

STEUERNAGEL, Júlia. Mas afinal, o que é empoderamento feminino? Impact Hub Curitiba. 2017. Disponível em: https://impacthubcuritiba.com/empoderamento-feminino/ Acesso em: 26 de abril de 2022.

TINDER. Plataforma Digital de Encontros. Disponível em: https://tinder.com/ Acesso em: 07 de fevereiro de 2022.

VENTURA, Layse. Tinder: o que é e como funciona o app? Olhar Digital. 2021. Disponível em: https://olhardigital.com.br/2020/09/09/dicas-e-tutoriais/o-que-e-e-como-funciona-o-tinder/ Acesso em: 07 de fevereiro de 2022.

VERRUMO, Marcel; JOKURA, Thiago. O que é assexualidade? Rev. Super Interessante. Ed. Abril. São Paulo, 2020. Disponível em: https://super.abril.com.br/comportamento/eles-nao-pensam-naquilo/ Acesso em: 05 de março de 2022.

ZIZEK, Slavoj. Como ler Lacan. Tradução Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2010

Downloads

Publicado

2022-11-10

Como Citar

Koch, R., Barros, L. B. de, & Souza, S. C. de. (2022). A LIQUIDEZ DOS RELACIONAMENTO NA PÓS-MODERNIDADE: o uso da ferramenta Tinder na ’Região das Hortênsias’. Cadernos Zygmunt Bauman, 12(30). https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n30.2022.36

Edição

Seção

Perspectivas da Filosofia