Educação no âmbito social

Autores

  • Gerson Assis Dos Santos Junior Universidade do Estado da Bahia

Resumo

Este artigo pretende discutir a problemática da educação favorecida pelo exercício da cidadania, estabelecendo relações e diálogos diretos com a necessidade de reeducação de valores sociais pela inserção social através da abordagem curricular. Investigar as relações e associações entre currículo e cidadania, trazendo à tona o processo curricular como promotor de cidadania de modo a revelar em quais dimensões a abordagem curricular democrática possibilita a construção, a significação e inclusão social por meio da consolidação de valores/princípios sociais. Nessa perspectiva, intentar-se-á manifestar sobre quais princípios pedagógicos a educação como fruto de cidadania deve implicar no desenvolvimento social, validado, por sua vez, pela solidificação dos saberes contextuais-culturais, os quais desencadeiam uma série de ações e reações na forma de se conceber o mundo, bem como as relações homem-mundo, configurando transformações sociais por meio da discussão cidadã nos espaços formais de ensino

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Biografia do Autor

Gerson Assis Dos Santos Junior, Universidade do Estado da Bahia

Graduando em Letras (Licenciatura) com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus XVIII, Eunápolis; Bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB. 

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Publicado

2012-12-31

Como Citar

Junior, G. A. D. S. (2012). Educação no âmbito social. Cadernos Zygmunt Bauman, 2(4). Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/1655