O CURRÍCULO DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DA BNCC: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS COM A TEORIA PÓS-CRÍTICA

Autores/as

Palabras clave:

Gestão Escolar, Ensino de Língua Portuguesa, Teorias de Currículo, BNCC.

Resumen

Com a recente implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) as escolas básicas estão se movimentando para que seus currículos se adequem ou se aproximem o máximo possível das exigências legais. Diante disso, o objetivo deste artigo é compreender como a BNCC de Língua Portuguesa vem dialogando com o currículo pós-crítico de educação, visto que pensar a escola na contemporaneidade, em seus mais diversos aspectos, como: espaço democrático, local de disseminação e trocas culturais, valorização dos saberes discentes, escola como espaço que valoriza os diferentes conhecimentos (científicos, religiosos, senso comum, filosófico etc.), passa invariavelmente por compreender o currículo em uma perspectiva pós-crítica. Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica a partir de documentos oficiais e confrontamos tal material com a literatura contemporânea sobre currículo. A partir de nossas análises, os resultados nos indicam algumas aproximações e distanciamentos da BNCC quando confrontada com as teorias pós-crítica de currículo.

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Publicado

2021-12-04

Cómo citar

BUENO NUNES, Dr. Hugo Cesar.
O CURRÍCULO DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DA BNCC: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS COM A TEORIA PÓS-CRÍTICA
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, p. 91–107, 4 dic. 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/16235. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Estudos Linguísticos