O CURRÍCULO DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DA BNCC: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS COM A TEORIA PÓS-CRÍTICA
Keywords:
Gestão Escolar, Ensino de Língua Portuguesa, Teorias de Currículo, BNCC.Abstract
Com a recente implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) as escolas básicas estão se movimentando para que seus currículos se adequem ou se aproximem o máximo possível das exigências legais. Diante disso, o objetivo deste artigo é compreender como a BNCC de Língua Portuguesa vem dialogando com o currículo pós-crítico de educação, visto que pensar a escola na contemporaneidade, em seus mais diversos aspectos, como: espaço democrático, local de disseminação e trocas culturais, valorização dos saberes discentes, escola como espaço que valoriza os diferentes conhecimentos (científicos, religiosos, senso comum, filosófico etc.), passa invariavelmente por compreender o currículo em uma perspectiva pós-crítica. Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica a partir de documentos oficiais e confrontamos tal material com a literatura contemporânea sobre currículo. A partir de nossas análises, os resultados nos indicam algumas aproximações e distanciamentos da BNCC quando confrontada com as teorias pós-crítica de currículo.
Downloads
References
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 08 dez. 2020.
BRIGHENTE, Miriam Furlan; MESQUIDA, Peri. Paulo Freire: da denúncia da educação bancária ao anúncio de uma pedagogia libertadora. Pro-Posições, v. 27, n. 1, p. 155-177, 2016.
DELEUZE, G. Proust e os signos. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2010.
CASTRO, Maria Helena Guimarães. Lei de Diretrizes e Bases da Educação completa 20 anos e continua atual. Publicado em 20 de dezembro de 2016, no jornal Folha de São Paulo. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/maria-helena-guimaraes-de-castro> Acesso em: 07/02/2021.
CORAZZA, Sandra Mara. Diferença pura de um pós-currículo. In: LOPES, A. C; MACEDO, E. (Org.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2010.
FRAGA, Lídice Tiede. Uma análise crítica da BNCC na área de Língua Portuguesa a partir das contribuições de Freire. Dissertação de Mestrado. (89f). Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba/SP, 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FREITAS, L. C. Dia D da BNCC: 12 razões para não ser coadjuvante. Avaliação Educacional – Blog do Freitas. Disponível em: <https://avaliacaoeducacional.com/2018/03/05/dia-d-da-bncc-12-razoes-para-nao-ser-coadjuvante/>. Acesso em: 08 dez. 2020.
GOBBI, Márcia Aparecida. Entreatos: precisamos de BNCC ou seria melhor contar com a base? A base nacional comum curricular de educação infantil. Debates em Educação, v. 8, n. 16, p. 118 - 135, Universidade Federal de Alagoas, Brasil, 2016.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
LOPES, Alice Casimiro. Por um currículo sem fundamentos. Linhas críticas, vol. 21, n. 45, mai-ago, p. 445-466, Universidade de Brasília, Brasil, 2015.
MAUÉS, Josenilda. O currículo sob a cunha da diferença. Disponível em: . Acesso em: 26/12/2020, 2007.
NUNES, Hugo Cesar Bueno. O jogo da identidade e diferença no currículo cultural da Educação Física / Tese (Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Educação. Área de Concentração: Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo: 2018. 158 p.
NUNES, Hugo Cesar Bueno; NEIRA, Marcos. Garcia. Rompendo com currículos identidades: por uma produção curricular sem imagens. Revista Cocar (online), v. 14, p. 1-16-16, 2020.
PARAÍSO, Marlucy Alves. Currículo-mapa: linhas e traçados das pesquisas pós-críticas sobre currículo no Brasil. Educação & Realidade, v. 30, n. 1, 2005.
PETERS, M. Pós-estruturalismo e filosofia da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
PROENÇA-LOPES, Leandro; ZAREMBA, Felipe de Assis. O discurso da crise da educação: crítica ao modelo das competências desde a epistemologia da educação. Revisa História da Educação Latinoamericana, vol. 15, n.21, jul-dez, 2013.
SILVA, Tomaz Tadeu da. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
VILAÇO, Fabiana de Lacerda; GRANDE, Gabriela Claudino. Língua Inglesa na BNCC. In: CASSIO, Fernando; CATELLI Jr., Roberto. (Org.). Educação é a base? 23 educadores discutem a BNCC. São Paulo: Ação Educativa, 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos autorais Afluente: Revista Eletrônica de Letras e Linguística
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.