Os gêneros textuais orais e escritos na Educação de Jovens e Adultos

Autores/as

  • Ivan Vale de Sousa Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Paulo da Silva Lima Universidade Federal do Maranhão

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos, Gênero resumo, Atividades de letramento.

Resumen

O contexto da Educação de Jovens e Adultos é permeado por desafios, principalmente, quando se trabalha com a diversidade discente e do ensino de língua materna. Nesse sentido, o referido trabalho, objetiva discutir a importância da abordagem dos gêneros orais e escritos no âmbito do processo de escolarização de jovens, adultos e idosos; correlacionar as experiências que esses estudantes trazem à escola e apresentar as singularidades do gênero resumo nas atividades de letramento com o público dessa modalidade. Além disso, aborda e descreve, sucintamente, o trabalho com gênero em uma turma de 4ª etapa de uma instituição pública, localizada à cidade de Parauapebas, sudeste do Pará. A metodologia utilizada define-se como reflexivo-prática, enfocando nas habilidades de oralidade e escrita. Assim, espera-se que os apontamentos apresentados ao longo deste trabalho possibilitem que sejam repensadas as práticas de ensino-aprendizagem com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2016-12-15

Cómo citar

DE SOUSA, Ivan Vale; LIMA, Paulo da Silva.
Os gêneros textuais orais e escritos na Educação de Jovens e Adultos
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 1, n. 2, p. 28–46, 15 dic. 2016 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/5819. Acesso em: 20 may 2024.

Número

Sección

Seção Temática: Ensino de Língua Portuguesa e Literatura: a pesquisa, a teoria e o método