A RESPONSABILIDADE EXISTENCIAL ENQUANTO FUNDAMENTO ÉTICO NA OBRA “O EXISTENCIALISMO É UM HUMANISMO” DE JEAN-PAUL SARTRE

Autores

  • Luiz Cláudio De Carvalho Jr. Universidade Católica de Pernambuco

Resumo

Embora nunca tenha escrito uma obra especifica sobre o assunto, Jean-Paul Sartre é geralmente tido como um filósofo da moral, justo pela conferência “O existencialismo é um humanismo”[1], por onde propôs uma apologética de sua filosofia em decorrência das objeções que foram travadas em sua época. Objeções que têm como plano de fundo toda a problemática que envolve a conduta humana perante a ausência de pressupostos a priori que validem um percurso pelo qual o homem deve trilhar em sua instância moral. Com isto, Sartre faz uma profunda reflexão acerca da liberdade, desde sua condição de existência até seus efeitos diretos sobre a vida do indivíduo, atribuindo à liberdade um valor primordial no percurso da elaboração de soluções para seus dilemas éticos, onde coloca o homem sob posse total de sua existência, sendo responsável por tudo o que produzir com ela, cujo valor ético, portanto, consiste na própria liberdade, o que caracteriza uma ética da responsabilidade.


[1] Por vezes o termo “O Existencialismo é um Humanismo” é abreviado por EH.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Cláudio De Carvalho Jr., Universidade Católica de Pernambuco

Graduado em Filosofia - Bacharelado pela Universidade Católica de Pernambuco. Estudante de Direito - Bacharelado pela UNIBRA de Recife/PE

Referências

ALVES, Élida Karla; PESSOA, Maria Veralúcia. Considerações sobre algumas críticas ao existencialismo de Sartre. Trilhas Filosóficas, Caicó, ano VI, n. 2, p. 47 – 56, jul.-dez. 2013.

BUENO, Isaque José. Liberdade e Ética em Jean-Paul Sartre. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul, 2007.

ELKAÏM -SARTRE, Arlette. Situação da conferência. In: O Existencialismo é um humanismo. 4ª edição. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

MELO, Nélio Vieira de. A escolha de si como escolha do outro: Liberdade e alteridade em Sartre. Recife: INSAF, 2003.

PEREIRA, José Alan da Silva. Esboço para uma teoria ética em Sartre. Contemporânea – Revista de Ética e Filosofia Política, Caruaru, v. 1, n. 1, p. 1 – 21, jul/dez. 2015.

SARTRE, Jean-Paul. O Existencialismo é um humanismo. 4ª edição. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

2018-12-27

Como Citar

De Carvalho Jr., L. C. (2018). A RESPONSABILIDADE EXISTENCIAL ENQUANTO FUNDAMENTO ÉTICO NA OBRA “O EXISTENCIALISMO É UM HUMANISMO” DE JEAN-PAUL SARTRE. Revista Húmus, 8(24). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/9619