INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: emergências no contexto da pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4358v12n35.2022.21

Palavras-chave:

Covid-19;, modernidade, colonialidade, interculturalidade, internacionalização em casa

Resumo

O artigo é um dos resultados de uma pesquisa mais ampla na área da internacionalização da Educação Superior (ES) com foco na modalidade em casa (IeC). Nesta etapa da pesquisa, surge a necessidade de compreender emergências da internacionalização no contexto da pandemia. O objetivo é construir uma revisão sistemática de emergências de internacionalização da ES no contexto da pandemia a partir de documentos de organismos e journals com força política no cenário mundial. A partir de metodologia qualitativa-exploratória e de critérios definidos de inclusão e exclusão, 19 documentos foram analisados. Duas emergências foram destacadas como mais significativas: oportunidades e crise. A ideia de oportunidades envolvem necessariamente o padrão hegemônico e seus privilégios epistêmicos de produção de conhecimento. E a ideia de crise remete principalmente à problema políticos, institucionais e de financiamento que, neste período, se aprofundam.

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Biografia do Autor

Marlize Rubin-Oliveira, Universidade Tecnológica Federal no Paraná (UTFPR)

Professora Associada 3 da Universidade Tecnológica Federal do Paraná do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR). Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UTFPR). Participou do Programa de Visiting Scholar no Department of Lifelong Education, Administration, and Policy - University of Georgia (Jul./2017 - Jun./2018). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Bolsista CAPES/PIQDTec (2007-2011). Participou do Programa de Visiting Scholar no Center for the Study of Higher Education na Universidade do Arizona (Jan./Abr./2010). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - RS (2000). Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria - RS (1990). Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UTFPR/2015/2017). A partir da perspectiva decolonial os principais interesses de investigação estão no campo da Educação Superior como lugar epistêmico, com foco em temas como produção de conhecimentos, interdisciplinaridade, internacionalização e interculturalidade.

Maria Luisa Dalla Costa , Universidade Tecnológica Federal no Paraná (UTFPR)

Graduanda em Licenciatura em Letras. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Bolsista de Iniciação Científica da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA).

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Publicado

2022-05-12

Como Citar

Rubin-Oliveira, M., & Costa , M. L. D. (2022). INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: emergências no contexto da pandemia. Revista Húmus, 12(35). https://doi.org/10.18764/2236-4358v12n35.2022.21

Edição

Seção

Perspectivas da Filosofia