INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: emergências no contexto da pandemia
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-4358v12n35.2022.21Palavras-chave:
Covid-19;, modernidade, colonialidade, interculturalidade, internacionalização em casaResumo
O artigo é um dos resultados de uma pesquisa mais ampla na área da internacionalização da Educação Superior (ES) com foco na modalidade em casa (IeC). Nesta etapa da pesquisa, surge a necessidade de compreender emergências da internacionalização no contexto da pandemia. O objetivo é construir uma revisão sistemática de emergências de internacionalização da ES no contexto da pandemia a partir de documentos de organismos e journals com força política no cenário mundial. A partir de metodologia qualitativa-exploratória e de critérios definidos de inclusão e exclusão, 19 documentos foram analisados. Duas emergências foram destacadas como mais significativas: oportunidades e crise. A ideia de oportunidades envolvem necessariamente o padrão hegemônico e seus privilégios epistêmicos de produção de conhecimento. E a ideia de crise remete principalmente à problema políticos, institucionais e de financiamento que, neste período, se aprofundam.
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